FGERJ - Federação

Programa

61° CAMPEONATO ABERTO DO ITANHANGÁ GOLF CLUB

Data e Local

Início: 07/10/2023

Fim: 08/10/2023

Clube: Itanhangá Golf Club

*

1. Local:
Itanhangá Golf Club.
Estrada da Barra da Tijuca, 2005 – Rio de Janeiro/RJ, CEP 22641-004.

2. Calendário:
7 e 8 de outubro | Sábado e domingo.
- Handicap index 8.6 a 14.0

- Handicap índex 14,1 a 22;
- Handicap índex 22,1 a 29,3.

Treino no dia 6 de outubro, sexta-feira, das 9h às 13h, mediante liberação do Starter.

13, 14 e 15 de outubro |Sexta, sábado e domingo.
- Profissionais
Treino no dia 12 de outubro, quinta-feira, das 10h às 14h, mediante liberação do Starter.

13, 14 e 15 de outubro | Sexta, sábado e domingo.
- Scratch;
- Handicap índex até 8,5.
Treino no dia 12 de outubro, quinta-feira, das 10h às 14h, mediante liberação do Starter.

3. Categorias e Prêmios:

7 e 8 de outubro
Handicap índex 8.6 a 14.0. I 36 buracos I Tee azul.                                                                                   

Handicap índex 14,1 a 22 | 36 buracos | Tee branco.
Handicap índex 22,1 a 29,3 | 36 buracos | Tee branco. 

Premiação para 1º, 2º e 3° lugares nas três categorias que serão disputadas em stroke play com limite de tacadas (double par).
 

13, 14 e 15 de outubro
Profissionais | 54 buracos | Stroke Play | Tee dourado.
Prêmios em dinheiro que serão divulgados em breve.

13, 14 e 15 de outubro
- Scratch | 54 buracos | Stroke Play | Tee dourado.
- Handicap índex até 8,5 | 54 buracos | Stroke Play | Tee dourado.

Premiação para 1º, 2º e 3° lugares nas duas categorias que serão disputadas em stroke play.


4. Prêmios especiais:
13, 14 e 15 de outubro
Melhor juvenil - Stroke Play - 54 buracos;
Melhor sênior - Stroke Play - 54 buracos.

5. Validade:
5.1.Ranking estadual (FGERJ): Scratch, Handicap índex até 8,5, Handicap índex 8,6 a 14, Handicap índex 14,1 a 22; Handicap índex 22,1 a 29,3.

5.2. Ranking nacional (CBGolfe): Scratch e categoria profissional.

5.3. Ranking mundial (WAGR): Scratch.

6. Vagas:
6.1. 7 e 8 de outubro: 100 vagas.
6.2. 13, 14 e 15 de outubro: 40 vagas (Profissional)
6.3. 13, 14 e 15 de outubro: 100 vagas.

A Comissão se reserva o direito de mudar o número de vagas, por categoria, de acordo com o número de inscrições.

7. Condições gerais:
O Campeonato será regido pelas Regras do R&A RulesLtd. e da USGA, pelo Código de Conduta e Hard Card da CBGolfe; por estas condições do campeonato, pelas regras locais do campo, e ainda peloRegulamento de Manutenção de Handicap Oficial e Regras de Ajustes de andicap da FGERJ.

7.1. Inscrições: no site www.fgerj.com.br ou diretamente no starter do clube para sócias.

7.2. Carts: não será permitido o uso de carts nas seguintes categorias: profissional, scratch e handicap índex até 8,5.

7.3. Handicaps: o handicap válido para este torneio será do dia 2 de outubro de 2023 (categorias dos dias 7 e 8 de outubro) e do dia 9 de outubro de 2023 (categorias dos dias 13, 14 e 15 de outubro). Somente serão válidos os handicaps oficiais da CBGolfe, devidamente registrados no sistema Bluegolf ou os handicaps ajustados pela federação local. Handicaps de jogadores vindos do exterior serão aceitos em caráter excepcional, desde que comprovados por escrito.

7.4. Ritmo Célere de Jogo: a nova Regra 5.6 estabelece que todo o jogador deverá manter um ritmo célere de jogo, recomendando que dê sua tacada num tempo máximo de 40 segundos.

Lembramos ainda aos jogadores que, dentro dos esforços para evitar atrasos no jogo, o tempo limite de busca da bola foi reduzido de 5 para 3 minutos conforme a nova Regra 18-2.

7.5. Equipamentos Eletrônicos: fica expressamente proibido, durante a volta estipulada, o uso de telefones celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos similares, pelo jogador ou por seu caddie. Penalidade: (2) duas tacadas na primeira infração; desclassificação em caso de reincidência. Em casos excepcionais (emergências médicas de segurança pessoal, raios etc) o uso de um telefone celular será permitido pela Comissão – ver Decisões 14-3/16 e 18.

7.6. Medidores: permitidos, conforme nova Regra 4.3, desde que não meçam inclinação de terreno, velocidade do vento no campo ou que ofereçam recomendações técnicas ao jogador. Em caso de dúvida, consultar a Comissão antes do início do jogo.

7.7. Horário de saída: o clube anfitrião aplicará a regra 6.3.a. que trata da hora de saída de forma rigorosa, ou seja, o descumprimento por qualquer jogador acarretará em sua desclassificação. "O jogador tem que estar no tee em seu horário determinado. A tolerância é de 5 minutos e caso ele compareça dentro deste tempo pronto para jogar, estará penalizada em (2) duas tacadas. Após a tolerância citada, o jogador estará desclassificado".
 

7.8. Suspensão do Jogo: o sinal para suspensão do jogo, devido à situação de perigo, será de uma nota prolongada de sirene ou rojão.

7.9. Outras regras aplicáveis: o jogador é responsável pelo fiel cumprimento das Regras de Golfe e das condições da competição por parte de seu caddie.

7.10. Desempate: somente para o 1º lugar da categoria scratch e/ou profissional em play-off sudden death no buraco 18. Persistindo o empate, o play-off seguirá para o buraco 1 e assim sucessivamente. Demais colocações e categorias com handicap serão definidas pelo melhor score dos últimos 18, 9, 6, 3 e 1 buracos. Persistindo o empate haverá sorteio.

7.11. Falta sem justificativa: o jogador que se inscrever no campeonato e não comparecer, não entregar o cartão ou não comparecer para jogar no dia seguinte deverá em todos os 3 (três) casos apresentar motivo justo para tal ato. O documento deverá ser remetido à entidade organizadora que informará à CBGolfe. A não entrega da justificativa é passível de fazer o jogador perder os benefícios do ranking nacional por 03 torneios.

7.12. Promoção e Divulgação do Torneio: pelo presente, os jogadores que confirmarem inscrição no campeonato autorizam o Itanhangá Golf Club, assim como a Confederação Brasileira de Golfe a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, a utilização de sua imagem e voz, que forem captadas pela organização ou por pessoa autorizada por ela, no evento doravante denominadas simplesmente de “Imagem”.

7.13. LGPD: o participante do torneio autoriza a utilização dos seus dados pessoais conforme a finalidade acima estabelecida, consentindo de forma livre, inequívoca e devida.

7.14. Vagas: serão disponibilizadas, ao todo, 240 (duzentos e quarenta) vagas. Das quais, 100 serão para a etapa válida para o ranking nacional. As seguintes colocações em ranking e/ou entidades serão isentas do valor da inscrição.

- 5 (cinco) primeiros colocadas do ranking nacional.
- 3 (três) primeiros colocadas do ranking nacional juvenil.
- Melhor colocado do ranking estadual (scratch).
- Melhor colocado do ranking estadual juvenil.
- 2 (dois) jogadores da Escola de Golfe de Japeri, indicados pela Associação Golfe Público de Japeri.

As vagas citadas acima deverão ser preenchidas até 15 dias antes do início do Campeonato ou serão liberadas para outros participantes interessados.

A organização reservará 50% das vagas determinadas da segunda etapa para a categoria “scratch” e, dentro deste número de 50%, metade das inscrições na categoria “scratch” serão reservadas para jogadores de outros estados, até 10 dias corridos após a abertura das inscrições do Torneio.

O clube reservará inscrições para os 7 (sete) primeiros colocados no RNM (Ranking Nacional Masculino), assim como para os juvenis masculinos beneficiados das Federações, até 10 dias corridos após a abertura das inscrições do Torneio.

7.15. Entrega de prêmios: após a chegada do último grupo, por volta das 16 horas, no dia 8; e após a chegada do último grupo, por volta das 16 horas, no dia 15.

7.16. Entrega de cartões após o jogo será na sala ao lado do bar do 9.

7.17. Antidoping (condição abreviada): em sua finalidade de respeitar e fazer respeitar as regras, normas e regulamentos internacionais e olímpicos, bem como preservar a integridade da competição, inspirar o esporte verdadeiro e proteger os direitos dos atletas, a CBGolfe é firme na crença de que todo atleta tem o direito de competir em um campo limpo e nivelado, livre das pressões e influências de substâncias que melhoram o desempenho. Por essa razão, em um esforço para proteger os atletas limpos e promover a competição limpa a CBGolfe foi uma das primeiras confederações esportivas a assinar o termo de cooperação com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

A CBGolfe adota a lista de substâncias proibidas da ABCD e por isso, o uso de substâncias e métodos proibidos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e World Antidoping Agency (WADA) é estritamente vedado.

Todos os competidores estão sujeitos às disposições da Política Antidoping da Confederação Brasileira de Golfe e ABCD. Detalhes da Política e as atuais Substâncias e Métodos Proibidos, estão disponíveis no site https://www.cbg.com.br/?page_id=185 (Política Antidoping da CBGolfe)

É de vital importância que qualquer jogador que esteja deseja tomar, por uma razão médica legítima, um medicamento que consta da lista de proibições de aplicar antecipadamente uma Autorização de Uso Terapêutico (AUT). Dessa forma orientamos aos que necessitem da AUT que acessem o link para mais informações em: http://www.abcd.gov.br/perguntas-e-respostas/245-autorizacao-de-uso-terapeutico-aut

Jogadores que estão tomando medicação e que tenham dúvida quanto ao seu estado clínico, devem procurar orientação com a organização do torneio ou a CBGolfe no mais tardar 30 dias antes do início do torneio.

A participação no presente torneio implica na aceitação automática de todas as disposições do presente Programa/Regulamento.

- O simples ato do envio da inscrição pressupõe total conhecimento e concordância com as disposições do Programa/Regulamento por parte do participante.


7.18. Conduta antidesportiva e código de integridade: o golfista que tiver uma conduta esportiva não compatível com os padrões do golfe, dentro do campo ou em qualquer ambiente do evento (restaurantes, hotéis, clubes, etc.), terá sua inscrição recusada para as demais fazes do Circuito, dependendo da gravidade de seu ato. O golfista será responsável também pela conduta de seus acompanhantes (pais, amigos, técnicos, etc.), em qualquer ambiente do evento. As punições serão as mesmas impostas pelo Código de Conduta Ética da CBGolfe disponível no site da CBGolfe ou no link: https://www.cbg.com.br/regulamentos/codigo-de-conduta-e-integridade/. O Código de Conduta Esportiva da CBGolfe pode ser consultado em: https://www.cbg.com.br/wp-content/uploads/2021/09/CodigodeCondutaEsportivaCBGolfe.pdf

1º - Violações do código de comportamento no campo de golfe incluem: linguagem abusiva, jogar tacos, falsificação de resultados, infrações não acusadas das regras, desacato a voluntários ou membros da comissão, estragos ao campo, uso de drogas ou álcool, não adesão às normas de traje (uniformes etc.) determinadas para o torneio, ou, nas voltas de prática, abandonar o torneio no meio de uma volta sem autorização expressa, ou, qualquer outro comportamento indigno.

2º - Violações do código de comportamento fora do campo de golfe incluem: qualquer uso ou associação com drogas e álcool, fumar, vandalismo, comportamento abusivo e desrespeitoso para com seus anfitriões, suas famílias ou propriedades, com diretores, capitães ou responsáveis pela delegação da qual estiverem fazendo parte, utilização de bicicletas, golfcarts, veículos automotores (motos, jetsky e similares) ou qualquer outro que ofereça risco a integridade física do jogador.

No caso de uma “suspensão” ou “punição”, tanto o jogador como seus pais poderão apresentar sua defesa à Diretoria da Confederação Brasileira de Golfe dentro de 30 dias da data da suspensão. A Diretoria da Confederação Brasileira de Golfe examinará todo o material submetido, incluindo o relatório da comissão do torneio onde a infração ocorreu, para, então, determinar o prazo da suspensão. Qualquer jogador que estiver suspenso, não terá direito às vantagens do ranking a que estiver incluído.

7.19 - O simples ato do envio da inscrição pressupõe total conhecimento e concordância com as disposições do Programa/Regulamento por parte do participante. Regulamento de manutenção de HCP oficial da FGERJ e as regras para ajustes de HCP índex da FGERJ estão disponíveis no site da FGERJ.


8. Comissões do Torneio:
8.1. Comissão Organizadora: Caio Barbosa, Antônio Lins e Silva, Tacashi Ishii e Fábio Vicente.
8.2. Comissão de Arbitragem: Alfredo Moura, Carlos Gasparian e Colin Foulkes.
8.3. Diretor do Torneio: Caio Barbosa.

9. Inscrições:
9.1. Adultos (todas as categorias): R$ 600,00.
9.2. Juvenis (até 18 anos completos em 2023): R$ 200,00.
9.3. Sócios do Itanhangá: R$ 200,00.
 

10. A Comissão poderá alterar esse regulamento e a decisão da Comissão é definitiva e inapelável.

Inscrições no site www.fgerj.com.br ou no starter do clube.

BANCO BRADESCO
AG. 1075
C/C 0372110-8
ITANHANGÁ GOLF CLUB
financeiro@itanhanga.com.br (Chave Pix)

Enviar comprovante de depósito através do e-mail: golfe@itanhanga.com.br.

As inscrições serão encerradas no dia 2 de outubro ou antes do previsto, caso ocorra o preenchimento total das vagas.

Observação: não haverá devolução do valor da inscrição, caso o jogador desista de participar do torneio, após o encerramento das inscrições.

11. Horários de saída:
Primeira etapa
1º dia – Horários serão divulgados no dia 5 de outubro, às 15 horas, no site oficial da Federação de Golfe local.

2º dia - Por ordem de colocação nas respectivas categorias e divulgados também no site da entidade apoiadora, no dia anterior, até às 18 horas.

Segunda etapa - Profissionais
1º dia – Horários serão divulgados no dia 9 de outubro, às 15 horas, no site oficial da Federação de Golfe local.

2º e 3°dia - Por ordem de colocação nas respectivas categorias e divulgados também no site da entidade apoiadora, no dia anterior, até às 18 horas.

Terceira etapa – Scratch
1º dia – Horários serão divulgados no dia 11 de outubro, às 15 horas, no site oficial da Federação de Golfe local.

2º e 3°dia - Por ordem de colocação nas respectivas categorias e divulgados também no site da entidade apoiadora, no dia anterior, até às 18 horas.

12. Hospedagem:
RADISSON RIO DE JANEIRO BARRA
Avenida Evandro Lins e Silva, 600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
Desconto de 25% na tarifa do dia.
Código promocional: aberto25
Contato para reserva: reservas1.rrjb@atlanticahotels.com.br

13. Programação Social:
Em breve.

Ficha de inscrição