Quinze atletas representaram a Associação Golfe Público de Japeri no XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, realizado no Damha Golf Club, em São Carlos (SP). Grazielle da Silva (2º lugar na categoria até 13 anos), Victoria Araújo (4º na mesma categoria de Grazielle) e Patrick Menezes (6º lugar na categoria até 11 anos) foram os destaques entres os participantes da AGPJ.
O paulista Rafael Becker sagrou-se bicampeão brasileiro juvenil. Nessa competição, Cristian Barcelos teve a chance de agradecer a Rafael Becker a oportunidade concebida de treinar na David Leadbetter Golf Academy, localizada na IMG Academies, na Flórida.Vale lembrar que Cristian desfrutou do programa devido à gentileza de Becker, que ganhou a viajem pelo resultado no ranking juvenil da CBG, em 2008, mas fez questão de passar o convite ao juvenil de Japeri. Anderson Nunes e Cristian Barcelos, que participaram de uma semana de treinos na academia conhecida no mundo inteiro por suas técnicas de ensino inovadoras e criativas, terminaram em 9º, em suas respectivas categorias no Damha.
Além dos destaques citados, participaram ainda: Davidson Rosa, Leonardo Teixeira, Rafael Guedes, Luan Macedo, Lorran Monteiro, Marcos Vinicius, Oziel Lopes, Jefferson de Jesus, Moises Leal e Breno Domingos.
Apoio Mais uma vez a Escola de Golfe contou com a ajuda de entidades do esporte. A FGERJ ofereceu o transporte, a Federação Paulista disponibilizou a hospedagem em um hotel da região e a CBG não cobrou a tava de inscrição. Essas ajudas são indispensáveis, pois apesar dos grandes resultados alcançados pelos alunos em 2008 e perspectiva de melhoras para esse ano, o Projeto de Japeri não foi aprovado a tempo de receber a verba da Oi Futuro e da Gávea Investimentos. O projeto, que favoreceria a Escola de Golfe pela Lei de Incentivo Fiscal do Ministério do Esporte, desenvolvido nos mesmos moldes do aprovado para 2008, ficou preso na burocracia de Brasília. Procuramos uma solução. Temos uma reunião marcada para fevereiro e já estamos sem o dinheiro para prosseguir com nossos objetivos, declara Vicky Whyte, presidente da AGPJ. O projeto no município de Japeri possibilita a alimentação, acompanhamento de estudos, aulas de golfe e principalmente, a perspectiva de um futuro melhor para 92 crianças de um dos lugares mais pobres do Rio de Janeiro.
Com uma rodada final espetacular, o paulista Rafael Becker conquistou o título de campeão juvenil brasileiro de 2008 nesta sexta-feira no Damha Golf Club, em São Carlos (SP). Becker somou 213 tacadas (76/70/67) nos três dias do XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, nove tacadas a menos do que o segundo colocado, o também paulista Thomas Mantovanini, que somou 222 (77/75/70), seguido pelo gaúcho Gustavo Chuang, também com 222 (73/74/75). Entre as meninas, a vitória ficou com Karina Palmberg, que somou 228 (76/73/79), onze a menos do que a vice-campeã, a carioca Ana Paula Costa, que jogou 239 (82/78/79).
Rafael Becker e Karina Palmberg se tornaram bicampeões juvenis, já que venceram o torneio de 2008, disputado no Paraná. “Fiz o melhor jogo da minha vida. Marquei seis birdies”, disse Becker, que também ocupa a liderança do ranking juvenil brasileiro. “Pretendo me tornar golfista profissional”, afirmou o estudante de 17 anos. “Treinei muito nos últimos meses e estava muito confiante. Bati muito bem na bola”, disse Karina.
O campeão pré-juvenil brasileiro é o carioca Leonardo Kitahara(foto), de 13 anos, que somou 225 tacadas (83/72/70). “Joguei mal no primeiro dia por causa da chuva, mas depois, com o campo mais seco, me recuperei”, disse o jovem, que no ano passado foi campeão da categoria de até 13 anos. O vice-campeão foi gaúcho William Clarke, com 234 (86/74/74), seguido por Fabio Salinas, do próprio Damha Golf Club, com 236 (80/78/78). A paranaense Petra Bogoslavsky foi a campeão pré-juvenil feminina, com 252 tacadas (84/84/84), seguida pela carioca Vitoria Teixeira, com 258 (90/82/86).
O time da Federação Paulista de Golfe venceu a Copa Juventude de Golfe com um total de 436 tacadas na categoria masculina, cujos vice-campeões foram os representantes da Federação Riograndense de Golfe, com 452 tacadas. Os paulistas também levara a melhor na categoria feminina, com total de 477 tacadas, seguidas pelas meninas da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com 485.
Confira os demais premiados:
Masculino de 12 e 13 anos
1 Matheus Balestrin (RS) 165
2 Marcos Negrini (SP) 169
3 Antonio Douat (PR) 169
Masculino até 11 anos
1 Rafael Ventriglia (RJ) 180
2 Thomas Carvalho Sampaio (RJ) 189
3 Rohan Boetcher (RS) 193
Feminino até 13 anos
1 Julia Debowski (PR) 292
2 Grazielle da Silva Pires (RJ) 309
3 Luiza Altman (SP) 322