14/07/2008

XIX Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil


Não faltou emoção na final do XIX Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, disputado no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, com o patrocínio do HSBC. “Em 27 anos de golfe, eu nunca havia visto um torneio terminar com três playoffs”, com essas palavras, o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara definiu a emoção da disputa entre os pré-juvenis e juvenis participantes da competição neste último dia. O torneio também definiu a equipe brasileira que disputará o Annual Canadian International Junior Challange, torneio que acontece de 15 a 18 de setembro no Canadá.

As emocionantes disputas citadas pelo presidente da FPCG, se deram na categoria A masculina e feminina juvenil e na pré-juvenil masculina. Na categoria A masculina, o paulista Rafael Becker saiu vencedor com um birdie na disputa com o uruguaio Augustin Tarigo Beretevide. Becker liderava o torneio ao término da segunda rodada. Na final, jogou 71 (um abaixo) e acabou empatado com o uruguaio Augustin Tarigo Beretervide, que jogou 67 (cinco abaixo, mesmo escore de Becker no dia anterior) e forçou o desempate. O paulista marcou um birdie no primeiro buraco do playoff e garantiu o título. Atrás do uruguaio ficaram o paulista Caio Barbosa, com 215 tacadas, e o carioca André Tourinho, que realizou a melhor volta do dia, com 219.

Entre as meninas, o título acabou sendo decidido em dois buracos do playoff entre as paulistas Karina Palmberg e Daniela Murray, que liderou a competição durante os duas primeiras rodadas. Ambas jogaram 231 nos três dias de torneio, mas Karina levou a melhor com um birdie no segundo buraco do desempate e garantiu o título brasileiro juvenil feminino. Atrás de Daniela vieram a paranaense Larissa Rocha Pombo, do Paraná, com 246, e Hee Lin An, de São Paulo, com 248.

O título mais disputado foi o pré-juvenil masculino. O paranaense Uri Bogoslavsky e o gaúcho Gustavo Chuang empataram com 224 tacadas e foram para o playoff, que só foi decidido no terceiro buraco, com um birdie que garantiu a vitória de Uri.

Entre as meninas, o título pré-juvenil ficou com Vitoria Branco Teixeira, a carioca de 13 anos de idade terminou com 256 tacadas, seguida por Petra Boboslavsky, em segundo, com 260.

Ainda na disputa final dos pré-juvenis, primeiro lugar para o paranaense Uri Bogoslavisky e para a carioca Vitória Branco Teixeira, como citado acima. Em segundo, na categoria masculina pré-juvenil ficou Gustavo Chuang e a paranaense Petra Bogoslavsky, que ficou em primeiro lugar na categoria C, seguida da paulista Julia Shin. Ainda no jogo dos golfistas com menos de 15 anos, na categoria D, primeiro lugar para Leonardo Kitahara e segundo para Homero Toledo Sobrinho. Na categoria D feminina, 1º lugar para a carioca Vitória Teixeira e 2º lugar para a catarinense Julia Debowski. Por fim, na categoria E, o catarinense Lucas Gabriel dos Santos, do Plaza Itapema, conquistou o primeiro lugar, seguido do paranaense, representante do Alphaville Graciosa Clube, Ulisses Toledo Jr.

Tourinho representa o Rio na equipe brasileira

Após a cerimônia de premiação, foi anunciada a equipe do HSBC que diputará o Annual Canadian International Junior Challange. Um dos grandes estímulos desta edição do Amador Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil eram as vagas na equipe que representará o Brasil no 2º Annual Canadian International Junior Challenge para os quatro melhores da categoria B masculina. A equipe será formada pelos jovens Rafael Becker, Caio Barbosa, Luis Gama (todos de São Paulo) e pelo carioca André Tourinho.

Taça Juventude

Ainda dentro do torneio, acontecia a Taça Juventude, uma disputa promovida pela Confederação Brasileira de Golfe entre representantes escolhidos pelas federações de cada estado. E só deu São Paulo na disputa: entre as meninas, as paulistas Daniela Murray, Karina Palmberg e Hee Lin Na levaram a melhor. Já na disputa masculina, Luiz Gama, Giordano Junqueira e Rafael Becker da FPG levaram o troféu para casa.

12/07/2008

XIX Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil


Com uma excelente volta de 67 tacadas, o paulista Rafael Becker assumiu neste sábado a liderança do XIX Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, que está sendo disputado no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, e que conta com o importante patrocínio do HSBC. Becker soma 140 tacadas e está com quatro tacadas de vantagem em relação ao segundo colocado, o uruguaio Augustin Tarigo Beretervide, que soma 144, mesma pontuação do paulista Caio Barbosa. Em seguida, com 147 tacadas, estão o carioca Bernard Manno (foto) e o paranaense Daniel Stapff, que liderou o torneio na primeira rodada.

Entre as meninas, a paulista Daniela Murray segue na liderança após a rodada de sábado, com 154, seguida de perto pela também paulista Karina Palmberg, com 155. Em terceiro está a paranaense Larissa Rocha Pombo, com 166.

O paranaense Uri Bogoslavsky e a carioca Vitoria Branco Teixeira lideram a categoria Pré-Juvenil, com 149 e 175 tacadas, respectivamente.

Na Taça Juventude, competição entre as equipes formadas pelas federações de golfe de todo o país, os meninos da FGERJ estão em terceiro, com 304 tacadas. Felipe Navarro, André Tourinho e Bernardo Willemsens estão atrás das equipes masculinas da Federação Paulista, com 288 tacadas e da Federação Paranaense e Catarinense, com 295. No feminino, a liderança está com as paulistas, com 309, seguidas pelas paranaenses, com 337, e pelas cariocas, com 371.