Depois de dois dias de disputas em mais uma etapa do Tour Juvenil, o carioca André Tourinho (foto) foi vice-campeão na categoria principal do torneio. Jogando no campo do Ponta Grossa Golfe Clube, no Paraná, André somou 149 tacadas contra 147 do paulista Luiz Gama que foi o campeão. Com a mesma pontuação de André, o paulista Rafael Becker ficou em 3º lugar seguido pelo jogador do RJ Felipe Navarro, que ficou com a quarta colocação.
No feminino, a paranaense Petra Bogoslavsky foi a campeã com o total de 159 tacadas contra 162 da paulista Karina Palmberg.
Além de André Tourinho, Felipe Navarro e Vitória Teixeira que representam a FGERJ na competição, mais 15 jogadores do Rio de Janeiro participaram desta terceira etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil: Ana Paula Costa, Antonio Pedro de Almeida e Silva, Bruno Leo Schembri, Clara Teixeira, Guilherme Berengua, Lucca Horwitz, Rafael Ventriglia e Leonardo Kitahara. O psicólogo da FGERJ Esmerindo Rodriques Jr acompanha a equipe da FGERJ.
Completando o grupo carioca, participam também do torneio os alunos de Japeri Anderson Nunes, Breno Domingos da Silva, Cristian Barcelos da Silva, Emilene de Souza Ribeiro, Graziele da Silva Pires, Jeferson Chaves de Jesus e Oziel Lopes. Eles viajam acompanhados pelo instrutor Herpídio Pires, do preparador físico Maximiliano Duarte e do profissional Guilherme Richers.
Dentre os jogadores do Rio de Janeiro, além de André Tourinho vice-campeão da Categoria A, foram premiados: Leonardo Kitahara 1º lugar Categoria D, Lucca Horwitz 3º lugar Categoira D, Breno Silva 3º lugar Categoria E, Clara Teixeira 1º lugar Categoria C, Ana Paula Costa 2º lugar Categoria C, Vitória Teixeira 1º lugar Categoria D, Emilene Ribeiro 2º lugar Categoria D (foto).
O Tour Juvenil é composto de quatro etapas e conta pontos para o ranking nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino. As duas primeiras etapas, disputadas no Arujá Golf Club, em São Paulo, e no Gavea, no Rio de Janeiro, definiram a equipe que representou o país no Sul-Americano Juvenil.
A etapa paranaense do Tour ajudará a CBG a selecionar os brasileiros que participarão da Faldo Series South America, que acontecerá de 28 de julho a 1º de agosto no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Trata-se da etapa sul-americana do torneio para jovens talentos do golfe criado há 12 anos pelo britânico Nick Faldo, vencedor de seis majors na carreira.
Parceria – A CBG e a IMG Academies dão continuidade esse ano ao acordo firmado em 2007, que concede aos melhores jogadores do Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento na conceituada David Leadbetter Golf Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. David Leadbetter é reconhecido como um dos melhores instrutores de golfe do mundo. Seu método de treinamento revolucionou o esporte, impactando positivamente o golfe juvenil e tornado-se referência em treinamento para campeões. O contato da IMG Academies no Brasil é imgacademiesbrasil@uol.com.br.
Felipe Navarro (foto), juvenil do Gavea Golf, teve uma brilhante participação nesta semana no XX Campeonato Aberto Juvenil do Estado de São Paulo, disputado no campo do Damha Golfe Clube em São Carlos. Depois de ir para a final como líder, Felipe ficou na segunda colocação com apenas uma tacada de diferença para o campeão paulista Giordano Junqueira. Na disputa feminina, a paulista Nathalie Silva foi o destaque.
À convite da Federação Paulista de Golfe, que ofereceu hospedagem e inscrição, mais outros dois jogadores do Rio participaram da competição: Ken Villanger, que finalizou em quinto lugar, e Álvaro Candela Rambaldi, desclassificado por erro na assinatura de cartão.
Equipes Paralelamente foi disputada a Copa das Federações. A vitória foi da equipe da Federação Paulista de Golfe, com 435 tacadas somados pelos jogadores Giordano Junqueira, Caio Barbosa, Jae Keun Park e Nathalie Silva. O Rio de Janeiro, representado por Felipe, Ken e Álvaro, ficou em segundo lugar com 437.