FGERJ - Federação

USGA e R&A estabelecem mudanças nas Regras de Golfe; confira!

As modernizações nas Regras de Golfe nunca param e os dois órgãos governamentais, o R&A e a USGA, seguem se esforçando para atualizar as diretrizes e torná-las mais fáceis de entendimento e aplicação. Agora em 2023, o maior foco está na sustentabilidade e na inclusão.

Confira abaixo as principais mudanças nas Regras de Golfe, listadas com a colaboração do árbitro Alfredo Moura (Jakaré), que afetam o dia a dia de todo golfista.

– Foi criada a regra 25 que estabelece os procedimentos para pessoas com deficiências, o que antes era estabelecido por regras locais.

– O jogador deixa de ser responsabilizado pelo HCP em seu cartão e esta responsabilidade para a Comissão. Caso haja erro, este erro passa a ser erro administrativo que pode e deve ser corrigido pela comissão em qualquer momento depois de descoberto.

– Antes de 2023 o jogador só poderia substituir um taco quebrado ou danificado se o dano tivesse sido causado por terceiros. A partir de 2023 poderá substituir um taco danificado em qualquer situação, exceto quando causado por raiva ou ira.

– Até 2023 se uma bola após dropada rolasse novamente para a água ou para fora de campo, deveria ser jogada de onde efetuar um novo alívio com nova penalidade. após 2023, a bola dropada e movida por forças naturais poderá ser recolocada sem penalidade.

– A área de drop para um alívio “para trás na linha da bandeira que era uma meia lua, passa a ser uma circunferência. Ou seja, se ao dropar a bola correr para frente do ponto de referência, mas ficar dentro da área de drop deverá ser jogada e não redropada.

– A partir de 2023, em jogo por equipe ou duplas, o parceiro não poderá ficar atrás do jogador para auxiliar no alinhamento

– Em Stableford, algumas penalidades resultavam na dedução de pontos no resultado geral ao final do jogo. A partir de 2023 os pontos são deduzidos apenas no buraco onde ocorreu a infração às regras mesmo que o jogador não marque pontos no buraco.

– Antes de 2023 se, após uma tacada no green, a bola atingisse um animal, a tacada deveria ser repetida sem penalidade. Agora, isso não se aplica mais. Se a bola atingir uma minhoca ou um inseto, a tacada conta e a bola é jogada como está. É bom saber que minhocas e insetos são classificados como impedimentos soltos e podem ser removidos da linha de jogo antes da tacada.

– Até 2023 o jogador tinha “um tempo razoável “ para identificar a bola depois de expirado os 3 minutos desde que a bola tivesse  sido encontrada dentro dos 3 minutos. A partir de 2023 o jogador tem 1 minuto além dos 3 minutos de busca para identifcar sua bola depois de encontrada.