Os jovens Luís Gama, de Campinas (SP), e Clara Teixeira, do clube anfitrião, confirmaram o bom desempenho do primeiro dia e conquistaram as categorias masculina e feminina, respectivamente, da 1ª Etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.
O campeonato contou pontos para o ranking nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino, além de ser critério da CBG na convocação das equipes masculina e feminina do Brasil que representarão o país no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe, que acontece de 20 a 26 de abril em Buenos Aires.
Gama liderou o último dia de ponta a ponta, concluindo com 73 tacadas, num total de 143. A vice-liderança ficou com o carioca Bernardo Willemsens, que completou esse segundo dia no par do campo e saltou duas posições na classificação geral, ficando a três tacadas do campeão. A terceira colocação ficou com o atual bicampeão brasileiro juvenil, o paulista Rafael Becker.
Terceiro colocado na scratch, Rafael Becker foi o campeão da categoria B, com 147 tacadas, seguido pelos gaúchos Bruno Carvalho, com 148, e Gustavo Chuang, com 149. Na categoria C, vitória do carioca Leonardo Kitahara com 156 tacadas, seguido por William Clarke (RS) e Henrique Rocha Pombo, do Paraná, ambos com 160. Antonio Douat (RS) conquistou a categoria D com 164, Homero de Toledo Sobrinho (PR) concluiu em segundo, também com 164. A categoria E terminou com predomínio carioca e quem levou a melhor foi Rafael Ventriglia, com 176, seguido por Thomas Sampaio, com 183.
Entre as meninas, a carioca Clara Teixeira manteve o bom jogo apresentado no sábado e conquistou a scratch feminina com ampla vantagem. Clara deixou a concorrência a sete tacadas de distância, concluindo sua prestação com 154 tacadas (79/75). Na segundo posição, Ana Gabriela Ramirez, do Paraná, terminou com 161, contra 163 de Vitória Teixeira (RJ).
Na categoria B feminina, a carioca Ana Paula Costa foi a campeã com 167 tacadas, seguida por Vitória Val (SP), com 171. Na categoria C, vitória da paranaense Petra Bogoslavsky, com 164, com Julia Shin (SP) na vice-lideraça, com 172. Na categoria D, a paranaense Julia Debowski conquistou o título com 196, seguida por Sônia Vasena, do Rio de Janeiro, com 202.
Na categoria Incentivo, o título dos meninos ficou com o paulista Bruno Rehder, com 36 pontos, contra 35 de Lorenzo Horwitz e 19 de Eric Talbot, ambos do Rio. No feminino, venceu Giulia Mallmann, com 29, seguida por Lauren Nunes Grinberg, com 17, e Rachel Ventriglia, com 11, todas cariocas.
Durante a entrega de prêmios a FGERJ ofereceu um coquetel a todos os participantes da competição. O torneio contou com o apoio do Promenade Apart-Hotéis, que também sorteou um iPod entre os jogadores, ganho por Oziel Lopes, de Japeri.
Principal circuito brasileiro voltado para jovens golfistas, o Tour Juvenil é composto de quatro etapas. Além da Etapa Rio, disputada no Itanhangá, ainda serão realizadas durante o ano edições da competição no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Confira o RESULTADO COMPLETO da competição.
O Porto Alegre Country Club recebe de 19 a 21 de setembro na capital gaúcha a 4ª etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, principal circuito brasileiro voltado para jovens golfistas. Composto por quatro etapas este ano, o Tour Juvenil conta pontos para os rankings nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino.
O torneio será disputado em stroke play em 36 buracos, sendo 18 por dia. O campo estará aberto para treino dos inscritos na sexta-feira 19.
O Rio de Janeiro será representado por 18 atletas na competição. Felipe Navarro, Clara Teixeira, Ana Paula Costa, Vitória Teixeira, Leonardo Kitahara, Anderson Nunes e Thuane Oliveira são alguns dos destaques que representarão nosso estado no Tour.
Prevenindo lesões Os participantes desta última etapa do Tour Juvenil vão assistir , dia 19, às 16:30h ,a uma palestra da fisioterapeuta Eliane Balestrin sobre a importância do trabalho preventivo de lesões em jovens esportistas. Na palestra, Eliane vai mostrar de forma interativa as lesões mais frequentes no golfe, como evitá-las, a importância do aquecimento e dos exercícios de compensação pós-treino e jogo.
A idéia é conscientizar esses jovens ainda em fase de desenvolvimento sobre prevenção de lesões e ensiná-los a cuidar melhor do corpo”, diz a fisioterapeuta, que estará presente durante os três dias do torneio assessorando os jogadores. Maximiliano Duarte, preparador físico de Japeri, também participará da palestra.
A CBG e a IMG Academies mantêm este ano o acordo firmado em 2007, que concede aos melhores jogadores do Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento na conceituada David Leadbetter Golf Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. David Leadbetter é reconhecido como um dos melhores instrutores de golfe do mundo. Seu método de treinamento revolucionou o esporte, impactando positivamente o golfe juvenil e tornando-se referência em treinamento para campeões.