19/10/2006

Slope System foi tema de palestra no Rio


Ministrada pelo Sr. Luiz Carlos Palmiro (foto) foi realizada nesta última terça-feira, dia 17 de Outubro, uma palestra sobre o novo sistema de handicap a ser implantado no Brasil, o Slope System.

A palestra aconteceu na sede do Itanhangá Golf Club e estiveram presentes aproximadamente 15 representantes de todos os clubes do Rio de Janeiro, exceto do Petrópolis Golf Club.

O objetivo da palestra, que era facilitar os clubes e seus representantes de terem o mais amplo conhecimento possível sobre o conceito e a implantação do sistema Slope System no Brasil, foi alcançado com sucesso e serviu para esclarecer as dúvidas apresentadas.

Slope System é uma forma avançada, e utilizada em outros países, de determinar o handicap do golfista levando em conta a sua habilidade mais o grau de dificuldade de cada campo. Atualmente, o handicap do golfista brasileiro é o mesmo nos diferentes campos existentes aqui e no exterior, não permitindo que ele obtenha um resultado justo para o seu nível de jogo num determinado campo.

A determinação do índice de dificuldade de cada campo consiste em medir nove tipos de obstáculos que se apresentam ao golfista durante o jogo. São eles: topografia (desníveis do solo), raia (dificuldade em manter a bola dentro da raia), alvo do green (dificuldade em colocar a bola no green), recuperação do rough (dificuldade em voltar à raia), azares de areia, azares de água, árvores, fora de campo (riscos de se jogar a bola fora de campo), green (dificuldade no green até o buraco) e obstáculos psicológicos surgidos no decorrer do campo.

A medição nos campos do Rio e de outros Estados está sendo feita pela equipe de Raters da CBG, incluindo integrantes de todas as federações, os quais fizeram um curso em SP apresentado pela USGA (United States Golf Association). No Rio, ainda faltam serem medidos os campos de Búzios, Frade e Japeri.

Oficialmente, a implantação do Slope System no Brasil está prevista para o dia 1° de Janeiro e até lá os jogadores receberão o handicap index em caráter provisório.

O palestrante Luiz Carlos Palmiro foi o criador do primeiro site técnico de golfe do Brasil, o Let’s Golf www.letsgolf.com.br.