07/04/2013

Sete brasileiros chegam às finais do Brasil Classic


Numa performance inédita para o golfe nacional, sete golfistas brasileiros passaram neste sábado (6) pela manhã o corte do Brasil Classic apresentado pelo HSBC, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour americano, disputada no São Paulo Golf Club, na capital paulista. No total, onze brasileiros iniciaram a competição.
O paulista Alexandre Rocha (-7, empatado em 8º lugar), o carioca Philippe Gasnier (-7, também em 8º), o gaúcho Rafael Barcellos (-5, empatado em 18º), Fernando Mechereffe (-4, empatado em 29º) e o carioca Erik Andersson (-3, empatado em 41º lugar) passaram com certa folga.
Já o paranaense Odair Lima e o amador paulista Rafael Becker somaram -2 tacadas em relação ao par e chegaram às finais empatados na 58ª colocação, bem na linha de corte. “Essa é a realização de um sonho. Lutei a vida inteira para chegar às finais de um torneio dessa importância”, disse Lima, que começou a carreira como caddie (carregador de tacos) e só garantiu a sua vaga entre os finalistas no buraco final, após embocar uma tacada de mais de três metros. Becker também precisou embocar de longe na sexta para terminar com -2. “Este é o torneio mais importante do qual participei. Estou muito feliz”, comemorou ele. No total, 74 dos 144 competidores disputarão as duas rodadas finais, que valem US$ 675 mil em prêmios. Como ainda é amador, Becker não concorre ao prêmio em dinheiro.
A segunda rodada só foi concluída no sábado, pois foi atrasada no dia anterior por conta do mau tempo. A terceira rodada teve início por volta das 11h20 com três atletas empatados em primeiro lugar, com -12: o neozelandês Danny Lee, o sueco Richard Johnson e o chileno Benjamin Alvarado.
A vitória no torneio não vale apenas os US$ 121,5 mil reservados ao campeão. Alexandre Rocha, membro do PGA Tour que busca garantir sua vaga para a temporada seguinte da elite do golfe mundial, pode ficar bem próximo de seu objetivo caso vença, assim como o gaúcho Fernando Mechereffe, que já é membro do Web.com Tour, mas luta para melhorar sua posição no ranking e poder disputar mais torneios.
Para os outros quatro profissionais brasileiros que chegaram às finais e que não são membros do Web.com Tour, uma vitória ou um segundo lugar significariam o ingresso no restante do circuito. Já quem terminar entre os 25 primeiros colocados ganha uma vaga para disputar a etapa seguinte do circuito, que acontece na próxima semana no Texas, nos Estados Unidos.
O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Resultados em tempo real – Os resultados completos podem ser acompanhados em tempo real pelo site do Web.com Tour, mais especificamente no link http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/leaderboard.html