09/10/2009

Regra 5: A BOLA


Decisão 5-1/5: Se jogador pode pedir emprestado bola de outro jogador.

Pergunta: Durante uma volta estipulada, acaba o estoque de bolas de um jogador. Ele pode pedir emprestado uma ou mais bolas a outro jogador?

Resposta: Sim. A Regra 4-4a, proíbe que um jogador peça emprestado um taco a outro jogador que esteja jogando no campo mas as Regras não impedem que um jogador peça emprestado outros itens do equipamento (bolas, toalhas, luvas, tees, etc.) a outro jogador ou a um agente externo.
Se a Condição “Uma Bola” do Apêndice I estiver em vigor, o jogador precisa obter a mesma marca e tipo de bola, como requerido por aquela condição.

Regra 5:- pag. 69 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisões 5-1/5: – pag. 80 do livro Decisões nas Regras de Golfe 2008-2009.

25/09/2009

Regra 5: A BOLA


Decisão 5-1/4: Situação de bolas “X-out”, “restauradas” e “de treino”.

Pergunta: Qual é a situação das bolas “X-Out”, “Restauradas” ou “De Treino”?

Resposta: “X-out” é o nome vulgar utilizado para uma bola de golfe que um fabricante considera imperfeita (em geral apenas por razões estéticas, por exemplo, imperfeições na pintura ou na impressão da marca) e, portanto, possui um X sobre o nome da marca. Uma bola de golfe “restaurada” é uma bola de segunda mão que foi limpa e carimbada como “restaurada”.

Na ausência de forte evidência sugerindo que uma bola “X-out” ou “restaurada ” não satisfaz as Regras, é permitido que essas bolas sejam usadas. No entanto, em uma competição em que a Comissão tenha adotado a condição de que a bola usada pelo jogador deve estar incluída na Lista de Bolas de Golfe Aprovadas (ver Nota da Regra 5-1), essa bola não deve ser usada, mesmo que a bola em questão apareça na Lista (sem o X ou sem o carimbo de “restaurada”).

Na maioria dos casos, as bolas “De Treino” são simplesmente bolas listadas e em conformidade com as Regras, que foram carimbadas como bolas “De Treino”, do mesmo modo que as bolas de golfe com freqüência trazem o logotipo de clube ou da companhia. Tais bolas podem ser utilizadas mesmo que a Comissão adote a condição que o jogador deve usar uma bola cuja marca esteja incluída na Lista de Bolas de Golfe Aprovadas.(Revisada)

Regra 5:- pag. 69 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisões 5-1/4: – pag. 80 do livro Decisões nas Regras de Golfe 2008-2009.