Decisão 20-2c/0.8: Jogador obtém alívio de uma área de terreno em reparo; quando se deve dropar novamente se a condição interfere em tacada com taco não usado para determinar “ponto de alívio mais próximo”.
Pergunta: Um jogador encontra sua bola em um rough espesso, a cerca de 230 jardas do green. Ele escolhe um wedge para executar sua próxima tacada e nota que seu stance está sobre uma linha que define uma área de um terreno em reparo. Ele determina o ponto de alívio mais próximo e dropa a bola dentro de um taco desse ponto. A bola rola para um lie bom de onde ele acredita que pode jogar sua próxima tacada com uma madeira 3. Se o jogador usasse um wedge para sua próxima tacada, ele não teria interferência do terreno em reparo mas, ao adotar um stance normal com a madeira 3, seu stance novamente alcançaria o terreno em reparo. O jogador deve dropar novamente sua bola conforme a Regra 20-2c?
Resposta: Não. O jogador procedeu de acordo com a Regra 25-1b determinando seu ponto de alívio mais próximo usando o taco com o qual pretendia executar sua próxima tacada e apenas deveria dropar a bola novamente conforme a Regra 20-2c se a interferência ainda existisse para uma tacada com esse taco – ver Decisão 20-2c/0.7, análoga.
Como era vantajoso para o jogador executar sua próxima tacada com outro taco, o que resultou em nova interferência da condição, ele teria a opção de jogar a bola tal como ela está ou proceder novamente conforme a Regra 25-1b.
Regra 20-2:- pag. 114 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisão 20-2c/0.8:- pag. 320 do livro Decisions on the Rules of Golf 2008-2009.
Decisão 20-2c/1.3: Bola dropada atinge galho de árvore, depois o chão; quando se deve dropar novamente.
Pergunta: Um jogador dropa uma bola dentro da área prescrita pela Regra aplicável. Ela atinge um galho de árvore e, por isso, cai no chão fora dessa área. Qual a decisão?
Resposta: A bola atingiu uma parte do campo (o galho) como requeria a Regra aplicável (Regra 20-2b). Portanto, desde que ela não role para uma das posições listadas na Regra 20-2c, ela não deve ser dropada novamente. Ao medir a distância de dois tacos para determinar se é necessário dropar novamente conforme a Regra 20-2c(vi), o ponto no chão imediatamente abaixo do local onde a bola tocou primeiramente uma parte do campo (nesse caso, o galho) deve ser usado para a medição.
Regra 20: pag. 86 do livro Regras do Golfe.
Decisão 20-2c/1.3: pag. 321 do livro Decisions on the Rules of Golf 2008-2009.