03/04/2009

Regra 19:Bola em Movimento Desviada ou Parada


Decisão 19-2/1: Bola parada por pé de jogador se desloca quando pé é retirado

Pergunta: Um jogador executando uma tacada na encosta acima de um bunker joga a bola que bate no topo da encosta. A bola então rola de volta pela encosta e pára contra o pé do jogador. O jogador retira seu pé e a bola rola para dentro de sua pegada. Qual a decisão?

Resposta: O jogador incorre na penalidade de uma tacada (Regra 19-2) e deve colocar a bola no local onde ela parou quando encostou em seu pé. Uma outra penalidade conforme a Regra 18-2a (Bola em Repouso Deslocada por Jogador) não seria apropriada nessas circunstâncias, desde que o jogador recoloque a bola. Se a bola não for recolocada antes do jogador executar sua próxima tacada, a falha em recolocar a bola é considerada um ato separado (ver Decisão 1- 4/12) e ele perde o buraco em um jogo por buracos, ou incorre na penalidade adicional de duas tacadas em um jogo por tacadas, de acordo com a Regra 18-2a, com uma penalidade total de três tacadas.

Regra 19: pag. 109 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisão 19-2/1: pag. 295 do livro Decisions on the Rules of Golf 2008-2009.