18/12/2009

Regra 13-3: Bola Jogada Tal como Está: Construir Stance


Decisão 13-3/5 – Jogador constrói stance, mas corrige erro antes de executar tacada.

Pergunta: A bola de um jogador está alojada no galho de uma árvore, acima do alcance da sua tacada. O jogador posiciona seu carro de golfe motorizado sob a árvore, coloca-se sobre o carro e se prepara para executar uma tacada em sua bola. Nesse ponto, o jogador é avisado que está construindo um stance, contrariando a Regra 13-3. Se o jogador retirar o carro de golfe e não executar a tacada enquanto está em pé sobre o carro, ele ainda incorre em uma penalidade por infringir a Regra 13-3?

Resposta: Não. Se um jogador construir um stance através do uso de um objeto como um carro de golfe ou tijolo, ele não incorre em penalidade se remover o objeto antes de executar sua próxima tacada.
No entanto, se um jogador construir um stance através de uma alteração do solo sobre o qual ele toma seu stance, para ele é impossível restaurar o terreno ao seu estado original. Assim, um jogador que construir um stance desse modo incorre na penalidade prescrita pela Regra 13-3, mesmo que ele tente restaurar o terreno ao seu estado original antes de executar sua próxima tacada.

Regra 13-3:- pag. 93 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisões 13-3/5: – pag. 170 do livro Decisões nas Regras de Golfe 2008-2009.