20/03/2009

Regra 12: Procurando e Identificando a Bola


Decisão 12-2/1: Identificar bola apenas pela marca, modelo e número.

Pergunta: Na área em que sua bola presumivelmente parou, um jogador encontra uma bola da mesma marca, modelo e número da bola com a qual ele está jogando. O jogador acredita que é a sua bola, apesar de não haver uma marca de identificação, como sugerido na Regra 12-2, e joga essa bola. Pode-se considerar que o jogador jogou uma bola errada?

Resposta: Não, a menos que (1) haja clara evidência de que, devido à condição da bola, ela não seja a bola do jogador ou, (2) subseqüentemente se estabeleça que outra bola da mesma marca, modelo e número estava parada na área no momento em que o jogador jogava e que qualquer das duas bolas, do ponto de vista da condição, poderia ser a bola do jogador.

Regra 12:- pag. 89 do livro Regras do Golfe 2008-2011.
Decisão 12-2/1:- pag. 165 do livro Decisions on the Rules of Golf 2008-2009.

26/12/2008

Regra 12: Procurando e Identificando a Bola


Decisão 12-2/2: Tocar e girar bola semi-enterrada no rough com o propósito de identificá-la.

Pergunta: Uma bola está semi-enterrada no rough. Tendo anunciado antecipadamente sua intenção a seu oponente, marcador ou co-competidor, o jogador, com o propósito de identificar a bola, toca e gira a bola. Ao fazê-lo, ele identifica a bola como sendo sua. Existe penalidade?

Resposta: Sim, por tocar a bola de outro modo além do determinado pelas Regras (Regra 18-2a). Conforme as Regras 12-2 e 20-1, uma bola pode ser levantada (ou tocada e girada) para identificação depois de sua posição ter sido marcada. Se o jogador tivesse marcado a posição da bola antes de girá-la, não haveria penalidade, desde que o girar não resultasse na limpeza da bola além do necessário para identificá-la.

Regra 12: pag. 67 do livro Regras do Golfe.
Decisão 12-2/2: pag. 166 do livro Decisions on the Rules of Golf 2008-2009.