Os profissionais Ricardo Salinas, treinador da equipe juvenil do Damha Golf Club, e Tiago Silva, head pro da Associação de Golfe Público de Japeri acabaram de retornar ao Brasil após ficarem três dias na Argentina em um seminário oferecido pela Escola da Associação Argentina de Golfe. Ambos foram convidados pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para participar do evento que aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto.
O encontro, que teve a presença de Tony Bennett, diretor de educação do PGA Europeu, foi destinado à profissionais e encarregados de equipes juvenis e contou com a presença de cerca de 30 participantes de países como Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai e Argentina. “O trabalho de mais de 15 anos dedicado aos juvenis na Argentina é impressionante. Com certeza essa experiência trará bons resultados para a equipe juvenil do Damha Golf Club”, afirma Ricardo Salinas. “A primeira coisa que eu fiz assim que retornei para o campo em Japeri foi aplicar o que eu aprendi nas aulas das crianças”, completa Tiago Silva.
O evento, dividido em três dias, começou com uma palestra que mostrou aos 180 presentes o trabalho que a Associação Argentina de Golfe realiza em seu centro de treinamento dedicado aos juvenis. Também foi realizada uma introdução do trabalho de Tony Bennett como instrutor. Como demonstração prática, os visitantes participaram de uma clinica de golfe com lições de approach, putter e full swing.
Logo no segundo dia, com o grupo reduzido em 30 instrutores, a organização do evento preparou um dia repleto de teorias voltadas à didática do golfe infanto-juvenil. “Aprendemos a preparar um trabalho organizado para os nossos juvenis”, conta Salinas. “Tudo preparado por Tony Bennett”, completa. “Aprendi coisas que eu não sabia, como por exemplo que uma criança pode iniciar no golfe antes dos sete anos”, faz coro Tiago.
No terceiro e último dia, os participantes foram divididos em diferentes grupos e tiveram que apresentar trabalhos ligados à diferentes temas como filmagem de putter, approach, jogo curto, jogo largo, swing, etc. “Meu grupo teve que apresentar um trabalho ligado ao tema juvenil de alta performance”, relembra Salinas. “Eu apresentei um trabalho sobre approach para jogadores entre 15 e 18 anos”, conta Tiago.
No Damha Golf Club, os ensinamentos absorvidos por Ricardo Salinas serão passados para um grupo de juvenis composto por cerca de 30 jogadores entre 7 e 18 anos. “Graças à essa experiência eu consegui traçar um panorama para conseguir uma boa performance dos juvenis no futuro”, explica Salinas.
O nome do profissional do Damha Golf Club foi indicado para a CBG pela Federação Paulista de Golfe. “Ficamos muito contentes por enviarmos um representante paulista para esse evento. Certamente o conhecimento adquirido será dividido entre os demais clubes do Estado”, diz Márcio Marques, diretor do Departamento Juvenil da Federação Paulista de Golfe.
Já na Associação de Golfe Público de Japeri, a ida de Tiago Silva à Argentina beneficiará o golfe de 93 alunos, entre 7 e 18 anos. “Aprendi muitos exercícios bacanas que podem ser aplicados sem custos financeiros. Essa experiência somada a vontade de vencer das crianças em Japeri trará ótimos resultados em futuros torneios”, afirma Tiago.
A ida dos dois profissionais foi patrocinada pelo R&A, entidade máxima do golfe mundial, devido ao grande trabalho que vem sendo feito em Japeri.