28/07/2005

Principios psicológicos básicos para o atleta de Golfe


1. Uma pessoa com grandes sonhos pode conseguir grandes coisas.

2. Em geral, as pessoas se tornam o que pensam que são.

3. A qualidade do jogo de um golfista depende basicamente da sua atitude e de sua habilidade com os wedges e o putter. Os grandes golfistas são pessoas comuns que pensam corretamente e executam bem o que pensaram.

4. O livre arbítrio é a maior fonte de energia e poder para um golfista.

5. Os golfistas bem sucedidos são os que cultivam os três D – desejo, determinação e disciplina; os três P – persistência, paciência e prática; e os três C – confiança, concentração e calma.

6. Nenhum golfista consegue jogar melhor do que sabe.Uma seqüência de boas tacadas é simplesmente uma amostra do verdadeiro potencial do jogador.

7. Um golfista deve praticar a parte mecânica do jogo e em seguida aprender a confiar no seu instinto.

8. Antes de dar uma tacada, um G deve sempre escolher o menor alvo possível.

9. Para jogar com regularidade, um G deve ter uma atitude mental confiável. Uma rotina de preparação ajuda a atingir esse objetivo.

10. Não existe uma correlação de 100% entre o pensamento positivo e uma boa tacada, mas a correlação entre o pensamento negativo e uma tacada fraca é muito maior.

11. Os G devem aprender a se manter calmos, permanecer no presente e se concentrar na próxima tacada.

12. A perda da concentração em quatro ou cinco tacadas por partida faz a diferença entre o G medíocre e o grande G.

13. Um golfista deve aprender a gostar do processo de lutar para melhorar suas bolas curtas.

14. A precisão do putt é uma questão de atitude.

15. Quando um jogador melhora sua técnica, não deve se desinteressar dos putts e das bolas curtas.

16. Na avaliação de um golpe, especialmente um putt, a convicção é mais importante do que a correção.

17. A confiança é essencial para um bom desempenho no campo do golfe.

18. Um golfista não deve permitir que o que aconteceu nos primeiros buracos determine o seu comportamento para o resto do golfe.

19. Um G deve se esforçar para se sentir mais relaxado, solto e confiante a cada buraco.Isso combaterá a tendência para se sentir mais tenso, cauteloso e indeciso.

20. A cautela, a tensão e a tentativa de dirigir a bola freqüentemente causam desastres.Os bons G conseguem controlar a bola renunciando a um controle consciente.

21. Os G devem desenvolver uma memória seletiva, retendo a lembrança das boas jogadas e esquecendo as más.A memória seletiva ajuda a aumentar a confiança do G, tornando-a compatível com sua habilidade e experiência.

22. O golfe é jogado por seres humanos; por isso, é um jogo de erros.Os bons G sabem como reagir quando cometem um erro.

23. Os G devem aprender a gostar dos desafios que enfrentam quando uma bola vai parar no rough, no meio das árvores ou na areia.As alternativas-raiva, medo, auto-piedade e trapaças são todas prejudiciais.

24. Uma das maiores virtudes do golfe é a paciência.Para melhorar seu jogo, um G deve aprender a esperar que o treinamento e os bons hábitos mentais rendam frutos.

25. Na noite anterior, um G deve programar sua mente com grandes expectativas.Entretanto, deve livrar-se delas quando se dirigir para o primeiro tee.

26. Ao se dirigir para o primeiro tee, um G deve esperar duas coisas de sí próprio: divertir-se durante o jogo e concentrar-se em cada tacada.

27. Os G com uma atitude positiva em relação ao jogo observam constantemente seus pensamentos e adotam medidas corretivas logo que começam a se desviar do caminho desejado.

28. Um bom G jamais se permite detestar outro G; pode ser que tenha que disputar com ele uma partida importante.

29. A qualidade do treinamento de um G é mais importante do que a quantidade, especialmente no caso dos bons golfistas.

30. Quando um G entra numa competição, deve estar convencido de que tem chance de ganhar. Tanto os ganhadores como os perdedores influenciam o resultado da partida com sua forma de pensar, mas apenas os ganhadores reconhecem isso.

31. A coragem é uma qualidade necessária para todos os campeões; entretanto, um G não pode ser corajoso se nunca tiver sentido medo.

32. No golfe, como em todos os esportes, a má notícia para o Campeão do momento é que amanhã será um novo dia. Entretanto, isso é uma boa noticia para todos os outros jogadores.

33. No campo, o G deve ter a confiança de um campeão. Fora de campo, porém,os campeões devem se lembrar de que não são mais importantes do que qualquer outra pessoa.

BOB ROTELLA e BOB CULLEN

Patrocinadores: VARIG, Autodesk e US KIDS