Beneficiado pela derrota do Petrópolis para o Teresópolis por 18 a 8, no último domingo dia 18, no Teresópolis Golf Club, o Itanhangá assegurou o título do Interclubes do Rio de Janeiro sem entrar em campo.
Com a derrota, o clube petropolitano encerrou sua participação com 2 pontos, e mesmo sendo o único clube a derrotar os campeões, se despede da competição podendo ficar somente com a terceira colocação, dependendo da combinação de resultados.
Faltando um jogo para o fim da competição, o IGC faturou o título com 4 pontos, 2 à frente dos adversários, e o confronto direto definiu o título de 2009, uma vez que no jogo de encerramento entre Teresópolis e Búzios o vencedor somará 4 pontos igualando-se ao IGC, entretanto ambas equipes foram derrotadas pelo Itanhangá.
A edição 2009 do Interclubes foi marcada por vitórias caseiras. “Todas as equipes venceram em seus campos”, observa Tacashi Ishii, diretor da FGERJ. A competição é organizada pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, e conta com a participação de quatro clubes: Itanhangá, Búzios, Teresópolis e Petrópolis.