O evento de Lançamento do Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) se encerrou na sexta-feira no WTC Hotel com uma homenagem da equipe da CBG e do BBTG ao britânico Peter Walton, presidente da International Association of Golf Tour Operators (IAGTO, ou Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe), uma das maiores autoridades mundiais no assunto. Walton elogiou a CBG pelo trabalho desenvolvido pelo Bureau em parceria com a Embratur. “A união do setor público com a iniciativa privada é essencial para o desenvolvimento do turismo de golfe. Com a organização que tem demonstrado, o Brasil está à frente de muitos destinos de turismo de golfe já consagrados”, disse Walton.
Durante três dias, Walton, a CBG, o BBTG e a Embratur se reuniram com jornalistas, investidores e representantes de campos, hotéis, companhias aéreas, operadoras e agências de turismo para apresentar as ações que visam divulgar o turismo de golfe brasileiro no exterior em 2008.
O evento começou com uma coletiva de imprensa na quarta-feira dia 12. Estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida, o coordenador do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, Albert Gauss, o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, José Luiz Cunha, e o diretor de turismo do BBTG, Michael Nagy, além de Peter Walton.
Walton aproveitou para anunciar que o Brasil passa a abrigar, a partir de agora, um dos oito capítulos mundiais da IAGTO. A IAGTO Brasil será coordenada pelo BBTG e servirá para dar suporte para os membros da entidade no Brasil, como acesso a estudos e informações sobre o mercado de turismo de golfe. Walton ainda ofereceu à Embratur a possibilidade de o país sediar, em março do ano que vem, o IAGTO Destination Convention, feira voltada para a promoção de destinos de golfe.
“O golfe é um segmento que queremos trabalhar ativamente. O Brasil tem uma variedade grande de opções, como turismo cultural e turismo de negócios, e todas essas opções podem ser alinhadas com o golfe”, disse José Luiz Cunha, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur. “Nosso objetivo é trazer ao país turistas que passem mais dias no Brasil e que gastem mais. O golfista se encaixa perfeitamente nesse perfil”, completou.
“O convênio com a Embratur será essencial para o crescimento do turismo de golfe brasileiro”, disse Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Estamos convictos de que o resultado será muito bom em termos de novas divisas para o país”, afirmou.
Foi justamente para aumentar o número de turistas golfistas estrangeiros no país que o a Confederação Brasileira de Golfe, por meio do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, firmou com a Embratur o maior convênio já feito até hoje na história do esporte no País para a promoção internacional do país como destino turístico de golfe. Durante todo o ano, várias ações serão desenvolvidas tendo como alvo mais de 10 países. Estão previstos recursos na ordem de R$ 800 mil.
O convênio prevê ações de promoção internacional, de treinamento e de inteligência comercial, além da realização de uma ampla e inédita pesquisa sobre turismo de golfe em nosso País. Todas essas iniciativas visam essencialmente o desenvolvimento do esporte no Brasil e o fortalecimento de todas as entidades, federações, clubes, jogadores e empreendimentos de turismo envolvidos com o golfe no país. Os mercados internacionais focados neste plano são os que possuem um número significante de golfistas e que oferecem vôos internacionais diretos para o Brasil. Entre as ações previstas estão:
– Produção de material promocional como vídeos, folheteria, Guia Técnico e brindes
– Missão comercial e workshops
– Participação em feiras e eventos como PGA Show, PGA Fall, UK Golf Show e IGTM 2008 e realização de três Fam Tours (Caravana Brasil)
– Promoção de Noites Brasileiras no exterior para formadores de opinião
– Divulgação em mídia especializada
– Atualização e manutenção de website com tradução para três idiomas, novas seções, área restrita para associados, newsletter informativa
– Treinamento de agentes locais para a realização de Fam Tours
– Desenvolvimento de pesquisa sobre o turismo de golfe brasileiro
O evento contou com o patrocínio da TAM, da TAM Viagens e do WTC.