FGERJ - Federação

NA HISTÓRIA

O golfista paulista Alexandre Rocha se tornou nesta sexta-feira dia 17 o primeiro brasileiro a chegar às finais do US Open, um dos torneios do Grand Slam do golfe mundial. É o primeiro major do qual Rocha participa.
Após terminar na quinta-feira a primeira rodada empatado em 4º lugar, com 69 tacadas (- 2 em relação ao par do campo, que é 71), Rocha jogou 76 (+5) nesta sexta. Com um total de 145 tacadas (+3), ele caiu 40 posições, mas se manterá entre os cerca de 70 jogadores que passarão o corte.
O mau tempo obrigou a paralisação da rodada enquanto 21 jogadores ainda não haviam concluído a rodada. Eles voltarão a campo na manhã deste sábado, antes do início do terceiro dia de competição, para concluir sua volta desta sexta. Quando o jogo foi suspenso, Rocha, que jogou pela manhã, ocupava a 44ª colocação. A previsão é que todos aqueles que somaram 146 tacadas (+4) ou menos seguirão no torneio.
O US Open está sendo disputado no Congressional Country Club, próximo de Washington (EUA), e distribui US$ 7,5 milhões. Os melhores golfistas do planeta estão em campo, com exceção de Tiger Woods, que se recupera de uma lesão. O líder do torneio é o irlandês Rory McIlroy, com 131 tacadas (-11), ou uma vantagem de seis tacadas em relação ao vice-líder, o coreano Y.E. Yang, com 137 (-5).
Rocha é o primeiro brasileiro a disputar o US Open ao mesmo tempo em que é membro do PGA Tour, e o primeiro brasileiro a chegar às finais do torneio. Antes de Rocha, o carioca Jaime Gonzalez fez parte do PGA Tour, há 29 anos, mas não se classificou para o US Open. Em 2008, o também carioca Philippe Gasnier se classificou para o US Open, mas não passou o corte, e não fazia parte do PGA Tour.
Alexandre Rocha conta com o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.