20/10/2007

Musculação e Golfe: Mitos e verdades


Vários trabalhos tem sido feitos no sentido de identificar os benefícios do treinamento de força na musculação para os golfistas.

Musculação significa treinamento com pesos, aumentando a massa muscular e a força-resistência, induzindo a adaptações fisiológicas e funcionais do corpo humano tais como:

Diminui os níveis de stress, ativa o metabolismo dos nutrientes, modula o sistema imunológico, e reduz a gordura corporal melhorando a saúde e o condicionamento físico, para uma qualidade de vida melhor.

Para o golfista, a musculação é importante para o desenvolvimento da força e da resistência muscular, o que proporciona aumento da capacidade de prolongar os seus esforços durante os treinos e as competições.

Além disso, existem evidencias que o treinamento com pesos, melhora a coordenação, flexibilidade, postura, distancia da tacada (swing), e protege as articulações (ligamentos, tendões) e os músculos contra lesões.

Até bem pouco tempo atrás, se dizia que os exercícios com peso prejudicava o desempenho dos jogadores, por diminuir a flexibilidade e a velocidade dos movimentos.

Isto não é de todo uma mentira, se praticada de forma errada, a musculação pode ocasionar ambas as situações, cabe a nós procurar profissionais que saibam trabalhar de forma correta as valências físicas necessárias ao bom desempenho, sem prejuízo no movimento.

Tire as suas duvidas com os especialistas:

Prof. Miguel Ferreira – miguel11@globo.com
Prof. Juan Sosa – Juan_sosa_jr@yahoo.com.br