01/08/2011

LEO KITAHARA E PEDRO JUNQUEIRA NA FINAL MUNDIAL DO FALDO


Os cariocas Leonardo Kitahara e Pedro Junqueira estão classificados para a final mundial do Faldo Series, principal circuito juvenil e júnior do mundo, que será jogada de 12 a 14 de setembro, no Faldo Course do Lough Erne Resort, em Co. Fermanagh, na Irlanda do Norte. Eles conseguiram as vagas após a disputa do Faldo Series South America Championship, única etapa sul-americana, encerrada na sexta, no Damha Golf Club, em São Carlos.
Pedro venceu a categoria até 15 anos ao somar 228 (78/74/76) tacadas e, com isso, se classificou automaticamente para a final do circuito. Já Kitahara, que teria vencido a categoria até 16 anos, caso fosse usando no Brasil o mesmo critério das outras 25 etapas da Europa e Ásia, incluindo a final mundial, ficou em quinto na categoria até 18 anos, com 221 tacadas (76/77/68), e precisou que a Confederação Brasileira de Golfe intercedesse junto à organização internacional da Faldo Series para corrigir as falhas no regulamento da competição. Com as correções, Leo e Pedro disputarão a final mundial do circuito.
O uruguaio Juan Alvarez faturou o título geral da competição, que valeu pontos para o ranking mundial, teve patrocínio da Embrase, HSBC, R&A e Tour Europeu, e foi disputado paralelamente ao Campeonato Aberto Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo, a Copa Internacional de Golfe Juvenil e à terceira etapa do HSBC Tour Nacional de Golfe Juvenil.
A equipe da FGERJ, composta por Gabriel Cassinelli, Leonardo Kitahara e Pedro Junqueira, representou o Rio de Janeiro de forma brilhante na Copa Internacional de Golfe Juvenil (até 18 anos). Num confronto entre oito equipes (Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul), os dois melhores cartões de cada equipe eram computados para verificar o resultado, a cada dia, tendo a equipe carioca ficado em 5º lugar na rodada inicial, subindo para o 4º lugar no segundo dia e concluindo o torneio com na 3ª colocação, ficando apenas atrás dos selecionados do Chile e do Brasil.
Na terceira etapa do HSBC Tour Nacional de Golfe Juvenil os destaques cariocas foram: Pedro Junqueira, campeão da categoria C; Leonardo Kitahara, 5º lugar da categoria geral masculina, tendo sido o 2º melhor juvenil brasileiro do torneio; Ana Paula Costa, 3º lugar da categoria geral feminina, tendo sido ainda a melhor juvenil brasileira; Raquel Ventriglia, 3º lugar da categoria feminina D (até 13 anos); Thomas Sampaio, 4º lugar da categoria masculina D; e Thuane Oliveira, 4º lugar da categoria feminina D.
Já na final sul-americana do Faldo Series, além da classificação de Pedro e Leonardo para a final, os melhores resultados do Rio foram: Felipe Navarro , 7º lugar na categoria geral masculina; e Ana Paula Costa, 4ª colocada na categoria geral feminina.