O uruguaio Juan Alvarez e a paranaense Sophia Campos venceram neste sábado o 43º Aberto do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Búzios Golf Club, na Região dos Lagos (RJ), com validade para o ranking mundial, nacional e estadual.
Alvarez, número 126 do mundo, mostrou regularidade ao jogar os três dias abaixo do par para conquistar o título com 210 tacadas, parciais de 71, 71 e 68, com 1 eagle, 11 birdies, 35 pares e 7 bogeys. O juvenil gaúcho Herik Machado, líder do primeiro dia, terminou na segunda colocação com 215 tacadas, prestações de 68,77 e 71.
O gaúcho Matheus Balestrin somou 224 tacadas, com 76, 77 e 71, para ser o terceiro colocado, seguido pelo compatriota do campeão, o uruguaio Agustin Tarigo, em 4°, com 225 (79-70-76). O gaúcho Bruno Carvalho jogou 78, 75 e 73 para ser o 5° colocado com 226 tacadas.
Na competição feminina, a juvenil paranaense Sophia Campos conquistou o título de ponta a ponta e terminou sua participação com chave de ouro ao jogar abaixo do par na final. Ela venceu com 226 tacadas, parciais de 76, 79 e 71, 10 acima do par, contra 232 da juvenil paulista Lauren Grinberg, que ficou com o vice-campeonato ao somar 232 (84/72/76). A juvenil japeriense Thuane Souza totalizou 237 (80/81/86) para ficar em 3°, seguida pela carioca Clara Teixeira, no 4° lugar, com 238 (82/81/75). A carioca Giulia Mallmann completou o top 5 com 243 (86/80/76) tacadas.
Categorias – O japeriense Breno Domingos faturou a categoria de índex até 8,5, seguido por Matheus Balestrin e pelo buziano Gustavo Ventura. Entre os jogares de 8,6 a 14, vitória do australiano Karl Fisher. O carioca Marcelo Silva ficou em segundo, com o britânico Philip Healey em terceiro. Já na categoria de 14,1 a 22,1, o título ficou com Marcelo Murata, do Teresópolis. José Fragoso e Acir Cumin, jogadores da casa, completaram o pódio em 2° e 3°, respectivamente.
O torneio feminino por handicap terminou com dobradinha de atletas formadas pela escola de Japeri: Thuane Souza obteve o triunfo, com Vitória Monteiro em segundo. A carioca Marie Mc Hugh ficou na 3ª posição.
Os participantes receberam brindes da Casas Granado na quinta e camisas oferecidas pela Dojjo na sexta. No sábado, dia da final do torneio, a organização ofereceu um buffet de comida japonesa na sede. A hospedagem oficial ficou por conta do Atlântico Búzios Hotel, localizado na Rua da Usina, número 294, no final da Rua das Pedras.
Patrocinadores – O Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais e importantes torneios do golfe nacional. A 43ª edição contou com o patrocínio da PDG, MS Logística, Casas Granado, Hotel Atlântico Búzios, Dojjo e Copelmi Mineração. Além do apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e World Amateur Golf Rankings (WAGR).
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS RESULTADOS FINAIS COMPLETOS.
_________________________________
Fotos / Fábio Vicente.
Foto 1: Luiz Henrique Leão Teixeira, presidente da FGERJ, com os campeões do torneio.
Foto 2: Sophia garante um par no último buraco da competição.
Foto 3: Lauren Grinberg sai de uma banca.
Foto 4: Breno Domingos recebe o prêmio das mãos de Carlos Gasparian, diretor da FGERJ.
Foto 5: Karl Fisher recebe o prêmio das mãos de Carlos Gasparian.
Foto 6: Marcelo Murata recebe o troféu das mãos de Luiz Henrique Leão Teixeira.
Foto 7: Thuane Oliveira posa ao lado de Luiz Henrique Leão Teixeira.
Foto 8: Tacashi Ishii, diretor da FGERJ, e Alexandre, gerente operacional do Búzios, posam ao lado do pelotão formado por Juan Alvarez, Herik Machado e Agustin Tarigo.