O Comitê Olímpico Internacional aprovou nesta sexta-feira a inclusão do golfe no programa dos Jogos a partir de 2016, quando a capital carioca será a sede da competição. Com a inclusão do rúgbi de sete também daqui a sete anos, serão 28 esportes disputados no Rio. O Comitê Olímpico Brasileiro ainda não definiu onde o golfe será disputado.
“Eu pretendo continuar treinando muito nos próximos 7 anos, para, talvez, jogar uma competição tão importante aqui no Brasil. Seria um sonho!”, vibra Clara Teixeira, 16 anos, bicampeã brasileira pré-juvenil 2006/07.
A inclusão das duas modalidades foi decidida, em Copenhague, no último dia do congresso que começou há uma semana e escolheu o Rio como sede de 2016. Para voltar ao programa olímpico o golfe, que esteve nas Olimpíadas de Paris, em 1900, e Saint-Louis, em 1904, precisava obter maioria simples na votação entre os 106 integrantes do COI. O esporte conseguiu 63 votos a favor e 27 contra. Foi a primeira inclusão de novos esportes no programa olímpico desde 1993, quando o triatlo foi aprovado para entrar nos Jogos de Sydney-2000.
“O fato do golfe voltar a ser esporte olímpico em 2016 é um motivador a mais para quem pratica o esporte. A Olimpíada no Rio e com o golfe vai ser um espetáculo para todos os amantes e praticantes do golfe no Brasil”, disse Pedro da Costa Lima, 21, campeão brasileiro adulto em 2007.
E a cidade já poderá entrar no clima do que é sediar um grande evento de golfe no final do mês, quando receberá pela primeira vez a Faldo Series Grand Final, a mais importante competição do mundo para golfistas até 21 anos. O evento acontece entre os dias 25 e 30 de outubro no Itanhangá Golf Clube, na Barra da Tijuca.
“O Faldo Series já está no Brasil desde o ano passado. É um projeto focado no desenvolvimento do golfe juvenil e se a competição vier a contribuir para o surgimento de novos atletas, que participem das Olimpíadas seria ótimo”, afirma Michael Nagy, diretor da Golf Corporate Brasil, organizadora do Faldo Series Grand Final.
Os jovens golfistas que participam da final do Faldo Series foram selecionados em mais de 30 etapas da competição realizadas no Reino Unido, Ásia, Europa e América do Sul. Os campeões gerais no masculino e no feminino ganharão o direito de disputar, como amadores, uma etapa do European PGA Tour. A Faldo Series Grand Final é a única competição no mundo que oferece esta oportunidade como prêmio para atletas juvenis. As disputas acontecerão nas categorias até 15 anos, até 16 anos, até 17 anos e de 18 a 21 no masculino. No feminino, as meninas até 18 anos competem.
Fonte: Media Guide Comunicação