FGERJ - Federação

Japeri é destaque mundial

Vicky Whyte, presidente da Associação Golfe Público de Japeri, relatou para a nata do golfe mundial a experiência de inclusão social por meio do esporte proporcionada pelo primeiro campo público de golfe do país, localizado num dos municípios mais pobres da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

A brasileira, que também é vice-presidente da área técnica da Confederação Brasileira de Golfe, ministrou uma palestra sobre o assunto no Working for Golf, um ­dos principais eventos da indústria do golfe mundial, que aconteceu em St. Andrews, na Escócia, entre os dias 28 de abril e 1º de maio. O evento foi organizado pelo R&A, entidade que rege o golfe mundial.

Vicky falou sobre a eficácia do projeto social desenvolvido em torno do esporte em Japeri. Em 2008, a Escola de Golfe foi indicada pela máxima autoridade do golfe mundial como modelo de integração social com o golfe. Durante a apresentação, foi exibido um filme sobre Japeri feito pelo R&A, seguido por uma apresentação sobre o campo, sobre a escola de golfe e as competições disputadas pelos alunos, moradores da região. Todos os presentes receberam um DVD com cópia do filme.

Segundo a presidente da AGPJ, o projeto chamou a atenção dos 156 delegados de 97 países que estiveram presentes ao evento. Depois da palestra, Vicky respondeu a questões dos espectadores por mais de 40 minutos. “Todos acharam o projeto fantástico. Pelo menos 60 pessoas vieram me dar os parabéns após a palestra”, contou. “A ideia do R&A foi mostrar como o golfe pode ajudar num projeto social. Vários delegados de vários países vão tentar começar um projeto como esse”, disse a dirigente. Também foram apresentados outras ações, como o First Tee, dos EUA, e um projeto social no Butão, na Ásia.

Graças à palestra, o projeto realizado em Japeri está sendo conhecido pelo mundo inteiro. Estiveram presentes na apresentação representantes R&A, da United States Golf Association (USGA) e da International Golf Federation (IGF), além de entidades de golfe amador e profissional do mundo todo.

“Ninguém entendeu como pode o Governo do Estado pensar em destruir um campo de golfe e um projeto de inclusão social ao mesmo tempo em que pleiteia sediar as Olimpíadas de 2016”, disse Vicky. Ela se refere à ameaça que o campo público de Japeri enfrenta de ser destruído pelo Arco Metropolitano, estrada cujo traçado passa pelo local, segundo o atual projeto.

Foram também abordados na Working for Golf assuntos como a possível volta do golfe às Olimpíadas, regras do esporte, tecnologia, rankings e desenvolvimento do golfe ao redor do mundo.

Fonte: CBG