O paulista Rafael Becker e a carioca Mariana de Biase, campeões brasileiros no ano passado, conquistaram neste domingo dia 24 o título do IV Gillette Golf Cup – 81º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que foi disputado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro.
Com um birdie (um abaixo do par) no buraco final, Becker terminou os 72 buracos jogados nos quatro dias de competição empatado com 280 tacadas com o carioca Eduardo Vasconcellos e com o paranaense Daniel Stapff.
No primeiro buraco de playoff, Vasconcellos e Becker fizeram birdie e já eliminaram Stapff, que iria jogar para par. No buraco 15, segundo buraco da morte súbita, Becker embocou para par e conquistou o título, já que Vasconcellos já iria jogar para bogey (um acima).
"Errei muito no começo da partida e cheguei a fazer 7 tacadas no buraco 8, um par 3. Mas me esforcei para me concentrar e voltar ao jogo e buscar o título", disse Becker, que atualmente vive e estuda nos EUA, onde defende o time da Wichita State University, no Kansas.
Mariana somou 291 tacadas para ser campeã pela terceira vez consecutiva. Já a paulista Nathalie Silva totalizou 294 para ser vice-campeã também pelo terceiro ano seguido. "Tive uma terceira rodada muito boa, onde o putter funcionou muito bem, e consegui manter o resultado", diz Mariana, referindo-se às tacadas utilizadas para embocar a bola e à volta de 67 tacadas (-2) que fez no sábado. A terceira colocada foi Clara Teixeira, do Rio de Janeiro, com 305 tacadas.
Taça Mario Gonzalez – Os chilenos Gustavo Silva e Juan Cerda venceram a Taça Mario Gonzalez, competição de duplas que ocorreu paralelamente ao torneio principal. Eles somaram 578 tacadas, contra 583 dos vice-campeões, os argentinos Franco Romero e Martin Kim. Os brasileiros Pedro da Costa Lima, o Pepê, e Giordano Junqueira somaram 599 tacadas e terminaram na quinta colocação.
"O nível técnico da competição foi excelente. O campo estava em condições muito boas e os melhores golfistas brasileiros deram o seu melhor nesses quatro dias", disse Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). "Ficamos muito felizes em apoiar um evento como esse pelo quarto ano consecutivo", disse José Cirillo, diretor de marketing.
O IV Gillette Golf & Country Club – 81º Campeonato Amador de Golfe do Brasil teve o patrocínio de Gillette, realização da Confederação Brasileira de Golfe e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. A ativação da marca durante o torneio foi realizada pela quarta vez consecutiva pela agência MIX Brand Experience.