01/09/2004

Interfederações é neste fim de semana em Petrópolis


A partir desta quinta-feira o Petrópolis Country Club será a sede do IX Torneio Interfederações, que vai reunir equipes com os melhores jogadores do Brasil, representando cada uma das federações de golfe do País.

O time masculino do Rio de Janeiro terá Plínio Guimarães, Márcio Weber Filho, Claudio Vasconcellos, Paulo Willemsens Neto e Rafael Fonseca, com Nigel Wynn Jones como capitão. No feminino, a equipe carioca tem Maria Julia Fyfe, Melinda Pellegrino e Regina Costa.

As outras federações estarão muito bem representadas. O Rio Grande do Sul terá em sua equipe quatro dos cinco jogadores da equipe masculina que jogou a Copa Los Andes este ano: Felipe Lessa, Thiago Silva, Fernando Guimarães e Octavio Villar. Pelo Paraná o destaque é Patrícia Carvalho. Já São Paulo terá Rodrigo Lacerda Soares, que também jogou a Copa Los Andes, Maria Priscila Iida e Ruriko Nakamura.

Este ano o torneio, que está em sua nona edição, será patrocinado pelo Grupo Libra. Participam equipes das federações de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Fecong, que estarão representados por alguns dos melhores jogadores do Brasil.

A modalidade é match play, 36 buracos por dia, com base no sistema da Copa Los Andes, que é de duplas tacadas alternadas pela manhã e “singles” pela tarde. As equipes masculinas contam com cinco jogadores, e este ano as femininas terão três atletas.

A atual campeã no masculino é a equipe do Rio Grande do Sul. No feminino não houve disputa no ano passado. O Rio de Janeiro foi campeão quatro vezes: 1994 (Itu), 1995 (Gávea), 1999 (Teresópolis) e 2000 (Itu).