17/08/2014

IGF define critérios de classificação para o Rio 2016


A International Golf Federation (IGF) confirmou os critérios para a classificação dos jogadores profissionais, das categorias masculina e feminina, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Nas duas categorias participarão 60 atletas em competição de 72 buracos na modalidade stroke play. As posições da cada evento serão preenchidas de acordo com o Ranking de Golfe Olímpico que será publicado semanalmente no site da IGF e obedecerão os seguintes critérios:
– jogadores(as) nas primeiras 15 posições do referido ranking na data de 11 de Julho de 2016 serão elegíveis, observando-se o máximo de 4 jogadores por cada país;
– serão preenchidas com base no referido ranking de 11 de Julho de 2016, observando-se o máximo de 2 jogadores(as) por país que não estejam já classificados nas 15 primeiras posições; as posições restantes, a partir da 16.
O Brasil, por ser o pais anfitrião, terá a garantia de participação de, no mínimo, um jogador masculino e feminino, desde que estejam posicionados no Ranking de Golfe Olímpicos e, eventualmente, não estiverem elegíveis na data de 11 Julho de 2016 nos critérios acima.
Foi decidido também que todos os continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania) terão também, no mínimo, 1 jogador de cada categoria masculina e feminina, com base no referido ranking e que não sejam elegíveis pelos referidos critérios.
A competição masculina acontecerá na data de 10 a 13 de Agosto de 2016 e a competição feminina acontecerá em 17 a 20 de Agosto de 2016.
O novo Ranking de Golfe Olímpico começará a ser calculado a partir de 14 de Julho de 2014 com base em diversos eventos elegíveis tanto para a categoria masculina quanto feminina, conforme a seguir:
– Ranking Masculino, eventos dos seguintes circuitos profissionais:
PGA TOUR, European Tour, PGA Tour of Australasia, Japan Golf Tour, Southern Africa Sunshine Tour, Asian Tour, Web.com Tour, European Challenge Tour, Korean Golf Tour, PGA Tour Canada, PGA TOUR Latinoamérica and PGA TOUR China.
– Ranking Feminino, eventos dos seguintes circuitos profissionais:
Ladies Professional Golf Association (LPGA), Ladies European Tour (LET), Ladies Professional Golfers' Association of Japan (JLPGA), Korea Ladies Professional Golf Association (KLPGA), Australian Ladies Professional Golf (ALPG), Symetra Tour, China Ladies Professional Golf Association Tour (CLPGA) and the Ladies European Tour Access Series (LETAS), the Ladies' Golf Union, que administra o Ricoh Women's British Open, e a United States Golf Association (USGA), que conduz o U.S. Women's Open.
Mais informações: http://www.igfgolf.org/