Angra dos Reis tem um novo campo de golfe. Não se trata de um concorrente do tradicional campo do Hotel do Frade & Golf Resort, construído na década de 80, mas do próprio campo projetado por Dave Thomas e Peter Allis. A diferença é que, depois de R$ 800 mil em investimentos recentes, o campo do Hotel do Frade é outro.
Para começar, toda a grama do campo, que fica no pé do Pico do Frade, foi trocada. A grama do tipo batatais que ficava nos fairways (raia principal de cada buraco) foi substituída pela grama do tipo esmeralda. “Essa mudança melhorou muito o campo. Aém de boa, facilita o jogo e é fácil de manter”, diz Antonio Borges, diretor do resort, que garante que as mudanças estão apenas começando.
O shape (formato) de alguns greens também foi modificado os buracos 4, 6, 7, 14, 15 e 17 ganharam novos greens, mais modernos, ondulados e movimentados. Todos os greens do campo receberam grama bermuda. A reforma do campo foi coordenada pelo consultor técnico e designer Rafael Navarro, golfista profissional brasileiro que já disputou o Champions Tour, o circuito de golfe sênior profissional dos EUA, o mais bem pago do mundo.
Confira algumas das mudanças:
Buraco 3 – um par 4 que tinha 400 jardas, ganhou 40 jardas adicionais e um dog leg (curva) para a direita.
Buraco 4 par 5 de 480 jardas, ganhou um novo green 30 jardas para trás, mais movimentado e moderno, com três níveis diferentes.
Buraco 6 – um par 4 com dog leg de 90º, ganhou um novo green, 15 jardas mais distante, cercado por água.
Buraco 11 – Um dos maiores destaques da reforma é o novo tee desse buraco, um par 5 de 495 jardas, que foi movido para o alto de um morro de 45 metros de altura. De lá, é possível ter uma visão deslumbrante do campo e do mar de Angra dos Reis. Bem ao lado, fica o restaurante Morro do Coco, onde ocorrem as cerimônias de premiação do campo remodelado.
Buraco 17 esse par 3 ganhou um novo green, três vezes maior do que o anterior. Mais movimentado e moderno, o green agora está muito bem protegido por um lago e virou um dos cartões-postais do campo.
Buraco 8 – cartão-postal do campo, esse par 3 de 148 jardas em subida que tem ruínas de um aqueoduto do século 19 entre o tee e a bandeira teve o green aumentado.
Festival do Golfe
O Hotel do Frade & Golf Resort vai sediar entre os dias 27 e 29 de julho o Festival de Golf Hotel do Frade, que vai reunir num só evento três competições diferentes, além de torneios de putter voltados para jornalistas e celebridades.
O Torneio Aruba 2007, disputado na categoria individual e na modalidade stableford, premiará os campeões com a possibilidade de representar o Brasil no tradicional Aruba PRO-AM International Golf Tournament, que vai ocorrer em agosto nesse país do Caribe. O Brasil foi campeão em 2003. Os vencedores do Torneio Aruba 2007 terão todas as suas despesas pagas para representar o país.
A Copa Rio-SP Interclubes será um torneio entre clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Haverá premiação individual em seis categorias masculinas e três femininas e a equipe vencedora terá direito de defender o seu título no ano seguinte sem custos.
O Torneio ABGS do Frade será disputada nos mesmos moldes da Copa Rio-SP. A diferença é que valerá para os jogadores sêniors e pré-seniors.
Haverá ainda a Copa Aruba de Putter para os jornalistas presentes, onde cariocas e paulistas competirão entre si. Esse torneio servirá para escolher um dos jornalistas que acompanharão a delegação brasileira que vai para Aruba o outro jornalista será o campeão do torneio entre os jornalistas golfistas. Haverá também um torneio de putter para celebridades dos dois estados.
O evento contará com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, da Federação Paulista de Golfe e da Associação Brasileira de Golfe Sênior. O Festival de Golf Hotel do Frade é uma realização da Golf&Cia, organizadora do evento.
Fonte: Albatroz Editorial