27/11/2013

Golfe para a Vida chega ao Rio de Janeiro com ação em Japeri


O programa Golfe Para a Vida, apresentado por HSBC, responsável pela formação de profissionais de Educação Física para introdução do esporte em escolas e Centros Olímpicos desembarcou no Rio de Janeiro, casa dos Jogos de 2016, para mais uma etapa de treinamentos.
A primeira ação do Golfe Para a Vida no Rio de Janeiro aconteceu em Japeri durante a VI Taça Zumbi dos Palmares, com uma doação de kits de golfe para crianças. Paulo Pacheco, presidente da entidade, comentou a parceria: "O projeto de Japeri é muito importante para o desenvolvimento do golfe brasileiro. Unindo forças através do Golfe Para a Vida podemos construir um futuro legal para o esporte".  A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), Luiz Henrique Leão Teixeira, do diretor técnico da entidade fluminense, Tacashi Ishii, e da presidente do Japeri Golfe, Vicky Whyte.
Na segunda fase, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de novembro, mais 25 professores de Educação Física de onze escolas da rede pública da capital fluminense passaram por um treinamento intensivo no esporte. Após a aprovação em uma avaliação, eles estão aptos para a introdução do golfe em seus locais de trabalho, atingindo a cerca de 1600 jovens. O treinamento aconteceu no Ginásio Experimental Olímpico, em Guaratiba.
Foram três dias de curso com um equilíbrio entre aulas teóricas e práticas, executadas com a presença de 30 alunos do GEO, uma escola em tempo integral vocacionada para o esporte. Ela integra formação acadêmica e esportiva e visa formar o aluno-atleta-cidadão.
O programa é uma ação estratégica do projeto Golfe a Caminho das Olimpíadas 2016 e considerado uma das principais iniciativas de desenvolvimento dessa modalidade esportiva no País pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Ministério dos Esportes. É uma iniciativa conjunta da Confederação Brasileira de Golfe e da Federações de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio técnico-financeiro do R&A (Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews), do HSBC e da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.