O diretor executivo da International Golf Federation, Ty Votaw, chegou essa semana ao Rio de Janeiro, acompanhado por uma comitiva de especialistas, para analisar se os campos de golfe existentes na cidade estão em condições de receber as competições olímpicas. Ty liderou o movimento que reintegrou o esporte à categoria olímpica.
Na terça-feira dia 19, Votaw visitou o Itanhangá Golf Club e o Gávea Golf & Country Club, os dois campos de golfe oficiais instalados dentro dos limites do município do Rio de Janeiro. À tarde, sobrevoaram a Barra da Tijuca de helicóptero para avaliar os terrenos que podem ser utilizados para a construção de novos campos de golfe.
À noite, compareceram a um jantar no Gávea oferecido pelo presidente do clube, José Antonio do Nascimento Brito. Participaram também o presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Nelson do Vale, o presidente do Itanhangá, Arthur Porto Pires Junior, Dom Eudes de Orleans e Bragança, ex-presidente da CBG, e Carlos Nuzman, presidente do COB, além de Vicky e Byers.
No dia seguinte, o grupo visitou o local onde será instalado o campo desenhado por Nick Faldo, localizado em Secretário. Michael Nagy e Nick Edmund, que trabalham com Faldo, acompanharam os visitantes.
Na quinta, foi a vez da Associação de Golfe Público de Japeri receber a visita de Ty e mais dois integrantes do PGA Tour, Tyler Dennis e Steve Wesnsloff, acompanhados por John Byers e Vicky Whyte, da CBG. Eles ficaram muito impressionados não só com o campo de Japeri, mas também com o nível técnico dos alunos da escola, seus uniformes e suas condutas em campo. Apesar do forte calor, a comitiva jogou 3 buracos com Anderson Nunes e Cristian Barcelos.