03/04/2013

Gary Player abre Brasil Classic e fala sobre o Rio-2016


Aos 77 anos, o sul-africano Gary Player esbanjou energia nesta terça-feira (2), ao dar aulas de golfe para três jovens talentos do golfe brasileiro e abrir oficialmente a programação do Brasil Classic apresentado pelo HSBC, o principal torneio de golfe do ano no País. Ele é o embaixador do evento.
A competição faz parte do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour americano (a elite do golfe mundial). O torneio acontece de quinta a domingo e tem entrada gratuita. 
Player dividiu sua experiência de mais de 60 anos no esporte, 165 vitórias ao redor do mundo e 9 títulos de Grand Slam com o profissional Daniel Stapff (PR), 22 anos, e os amadores Rafael Becker (SP), também de 22 anos completados nesta terça-feira, e Cristian Barcelos (RJ), 18. Os três disputarão o torneio, que reúne 144 golfistas de 16 países, com US$ 675 mil em prêmios, sendo US$ 121,5 mil para o campeão. Eles se reuniram com Player na área de treino do São Paulo Golf Club e receberam várias dicas. À tarde, foram ao topo de um edifício na Marginal Pinheiros, com vista para ponte estaiada, um dos pontos turísticos de São Paulo, fazer imagens para promover o evento.
"Gostei muito das dicas. Foi uma experiência fantástica", comemorou Cristian, garoto que vive na Baixada Fluminense e foi iniciado no esporte na escola de golfe de Japeri, que ensina golfe a crianças carentes da região, uma das mais pobres do Rio de Janeiro.
"Quando o HSBC me convidou, fiquei mais do que feliz em aceitar. O Rio-2016 está chegando e o Brasil Classic é uma grande vitrine para o golfe nesta parte do mundo", disse Player. "Estou absolutamente empolgado que o golfe será incluído nas Olimpíadas novamente. Essa será uma oportunidade gigantesca para o esporte crescer e se desenvolver não só no Brasil e na América Latina, mas em todo o mundo, especialmente em mercados emergentes como China e Índia", acrescentou.
Player também ministrou uma clínica de golfe para crianças e adolescentes convidados pela Confederação Brasileira de Golfe e para convidados dos patrocinadores.
A rotina do São Paulo Golf Club mudou bastante. Dezenas de jogadoras estrangeiros estão treinando desde segunda-feira. Além disso, muitos sócios do clube acompanharam a visita de Gary Player.
Pro-Am – Nesta quarta-feira, Player será uma das atrações do Pro-Am, competição de confraternização que antecede o início do torneio propriamente dito. Outras celebridades também participarão do jogo, como os atores Rodrigo Lombardi e Humberto Martins, o piloto Rubens Barrichello, o ex-jogador de vôlei Giovane e o apresentador Otávio Mesquita. O jogo acontece a partir das 11h e deve seguir até 16h. 
O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.