A atenção dos golfistas de todo o país estará voltada para a Bahia de 3 a 6 de outubro, quando acontece a primeira edição do Brasil Golf Show, encontro inédito do golfe brasileiro. O evento será realizado no Marriott Costa do Sauípe e vai misturar negócios e lazer em torno da chamada “indústria do golfe”. Terá palestras, uma Expo, um animado torneio de golfe, uma academia para os iniciantes no esporte, e o Golf Trade Tournament, que será disputado no campo da Costa do Sauípe.
Estarão presentes presidentes de entidades oficiais e de clubes de golfe de todo o país, importadores e distribuidores equipamentos e insumos, construtores de campos, empreendimentos turísticos e imobiliários, operadores hoteleiros, instituições financeiras e entidades de crédito e fomento. Também comparecerão órgãos oficiais de turismo, arquitetos e projetistas, consultorias técnicas, grifes esportivas e veículos de comunicação, além de representantes do Ministério do Turismo, que dá o apoio institucional ao evento.
O Brasil Golf Show tem despertado interesse de diversos investidores interessados na construção de empreendimentos com campo de golfe, que encontrarão no evento uma verdadeira “caixa de soluções” para seus negócios. “Os clubes, campos comerciais e novos empreendimentos têm necessidades comuns e, em vários casos, enfrentam dificuldades comuns”, diz Fabio Mazza, um dos sócios da GT Golfe / Golf Travel, organizadoras do evento. “Nossa idéia é, além de dar visibilidade aos fornecedores de serviços e produtos ligados ao golfe, proporcionar um networking intenso e uma troca de experiências em torno do segmento”, completa. Os organizadores estimam que participarão do evento responsáveis por mais de R$ 2 bilhões em investimentos em novos emprendimentos turísticos e imobiliários com campos de golfe no Brasil.
Segundo estimativas das entidades de golfe brasileiras, o esporte movimenta cerca de R$ 400 milhões ao ano no país, número ainda tímido frente aos mais de US$ 24 bilhões movimentados apenas nos EUA, segundo a National Golf Foundation, e US$ 16 bilhões movimentados apenas pelo turismo de golfe no mundo. O potencial brasileiro, entretanto, é imenso. “O nordeste brasileiro, principalmente a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas também Pernambuco e Ceará, já começam a se destacar como destinos turísticos com grande potencial para o golfe. Prova disso é a quantidade de empreendimentos em desenvolvimento nesses Estados, a maioria de capital europeu. A proximidade com a Europa, sol o ano inteiro, a curiosidade e interesse dos estrangeiros pelo Brasil e a quantidade e beleza de nossas praias são fatores importantíssimos para o crescimento do golfe no país”, diz Mazza.
Vale lembrar que o golfista é um turista diferenciado, que gasta em média 50% a mais do que o visitante convencional e é mais exigente. “Além disso, dificilmente um golfista viaja para locais em que não existam campos de golfe”, diz Mazza.
Atualmente, existem no Brasil 25 mil golfistas, número em crescimento. Há dez anos, eram apenas 7 mil os praticantes do esporte no país. Em uma década, o número de campos de golfe brasileiros saltou de 46 para 107.
Presença internacional O Brasil Golf Show terá um Fórum, com palestras de nomes nacionais e internacionais, uma Expo, com exposição de produtos e serviços, uma academia para os iniciantes e um animado torneio de golfe, o Golf Trade Tournament, que será disputado no campo da Costa do Sauípe.
Entre os palestrantes, um dos destaques é Brian Costello, designer norte-americano que assina os campos brasileiros da Costa do Sauípe, na Bahia, e da Fazenda da Grama, em Vinhedo, no interior paulista. Os dois campos foram recentemente incluídos na lista dos dez melhores campos de golfe do Brasil elaborada pela edição americana da revista Golf Digest, a mais importante publicação de golfe do mundo.
Durante o Brasil Golf Show, Costello dará uma palestra sobre arquitetura e construção de campos de golfe. É um assunto que ele domina bem. O designer começou a jogar golfe aos 10 anos, incentivado pelo pai. Desde então, teve a oportunidade de conhecer muitas facetas do esporte. Membro da American Society of Golf Course Architects (Associação Americana de Arquitetos de Campos de Golfe), Costello é um dos sócios da JMP Golf Design Group. “Eu considero o Brasil como um mercado muito promissor”, disse Costello, que se diz ansioso para voltar ao Brasil, poder comentar suas experiências para os participantes do Brasil Golf Show e reencontrar os amigos que fez no país.
Patrocínio – Já estão confirmados como patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento nomes como Banco Alfa, o escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Damha Golf Club, Revista Golf Life, Itograss, Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Costa do Sauípe, Marriott Resort & Spa, TAM, TAM Viagens, Resorts Brasil, Grupo Acme, Forth Jardim, Regatec, Club Car, JB Golf e a World Sports. A revista Golf & Turismo, o site Máquina do Esporte e a ESPN são mídias parceiras. O evento é organizado pela GT Golfe / Golf Travel e tem o apoio institucional do Ministério do Turismo.