FGERJ - Federação

ESCOLAS, MESTRES E LÍDERES

Por Guillermo Piernes *

piernes@golfempresas.com.br

O golfe brasileiro precisa de mais escolas, mestres e líderes para subir a um nível de competição internacional quando se inicia a conta regressiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 onde o esporte faz um retorno triunfal.

A torcida é grande porem já resulta difícil de agüentar as manchetes … Fulano melhora e chega em 68…Beltrano quase passa o corte … Nono lugar para nossa equipe (tinham 10 participantes)… Salvo milagres, que obviamente acontecem de vez em quando, os jogadores crescem com mestres, escolas, sistemas abertos, prática e teoria atualizadas a mão. O talento sem apoio forte apenas fica perto, mas não chega ao pódio e não todos têm a capacidade de autodidata.

Brasil tem bons talentos individuais porem para chegar ao topo precisamos de escolas de golfe, mestres, líderes, não de marketing frívolo ou de reserva de mercado do conhecimento. Quando se pega o taco numa competição, o marketing nada conta. Contam apenas as tacadas. Da quantidade de jogadores de alta competição saem campeões. Da boa quantidade de jogadores competitivos surgidos de suas escolas, as vizinhas Argentina e Colômbia acumulam campeões e títulos. E certamente com menos recursos disponíveis que no Brasil porem com mais foco.

Vários jovens brasileiros estão no Exterior para evoluir como jogadores de competição internacional. É muito bom. Também precisamos que o bom do Exterior chegue aqui, com sistemas, mestres, escolas. Aqui dentro precisamos de mais dirigentes que não se conformem com elogios vazios e escolham o melhor para o futuro do golfe brasileiro. Escolhas feitas com coragem e baseadas apenas nos interesses maiores do esporte. Fazer de conta que tudo esta bem é uma pratica que protela o destino do Brasil como celeiro de grandes golfistas. Existem várias iniciativas e dirigentes valiosos. Basta abrir os olhos para enxergar quais e quem eles são. Depois apoiar-los para cumprir a missão.

* Escritor, consultor e palestrante