05/10/2004

Ernie Els assume o segundo lugar do mundo


Desta vez quem superou o americano Tiger Woods no ranking mundial foi o Sul-americano Ernie Els. Vencendo o American Express Championship na Irlanda, garantiu o segundo lugar no ranking mundial que hoje é liderado por Vijay Singh das Ilhas Fiji, que durante um ano, conquistou em prêmios cerca de U$ 10 milhões de dólares.
Com a vitória no American Express Championship, encerrado na manhã do dia 3 de setembro na Irlanda, Ernie Els deu mais um passo para voltar a ser o número 1 do mundo, posto que ocupou por nove semanas em 1999.
O Sul-africano tem obtido uma atuação crescente, somando 4 vitórias na temporada (três no PGA Tour e uma no European Tour) depois de passar por uma fase ruim, perdendo para Phil Mickelson no Masters, estando perto do título do U.S Open e terminando em nono lugar, além do quarto lugar no PGA Championship.
Ao contrário de Els, Woods mal teve tempo de comemorar o recorde de ser o jogador que mais tempo liderou o ranking mundial. A marca ainda era uma novidade, quando o americano perdeu para Vijay Singh que ficou com o recorde de prêmios da história do circuito.
No dia 7 de Setembro, durante o Deutsch Bank Open, Woods manteve a liderança apenas no primeiro dia, depois, mesmo se mantendo entre os dez primeiros, perdeu o sul-africano de vista e despediu-se do segundo lugar do ranking, ficando em nono com oito abaixo do par.
Els venceu o torneio com 270 tacadas, 18 abaixo do par depois de um duelo com Thomas Biorn, que terminou em segundo, com 17 abaixo.