13/07/2007

Curso em Japeri


Foi realizado ontem e hoje, no campo público de Japeri, o Curso Básico de Manutenção de Campo de Golfe.

O curso teve início com quatro horas de palestra do Engenheiro Agrônomo Fábio do Nascimento Silva. Fábio, que é formado desde 1985 em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro e também possui em seu currículo cursos de especialização nos Estados Unidos e Pós-Graduação Latu Sensu pela Universidade Federal de Viçosa (MG), começou sua palestra com um resumo básico de manutenção em campos de golfe falando sobre os cortes diferentes para os tees, greens, fairways e roughs, e deu continuidade falando dos diferentes tipos de grama, adubos e fertilizantes, irrigação e drenagem, pragas e agrotóxicos.

Ontem, durante a primeira etapa do curso, ainda foi realizado um “coffee break” de 20 minutos onde o engenheiro agrônomo José Leonel Rocha Lima, da empresa Multi Vida Plus que tem parceria com o Instituto Kinder da Alemanha, falou sobre nutrição e vitaminas para crianças e adolescentes. Na oportunidade, Leonel também distribuiu aos participantes um pacote com 500 gramas da farinha MultiVida Plus, complemento alimentício com 17% de proteinas, sais minerais e vitaminas.

Hoje o curso teve sua continuidade com a palestra do Técnico Eletromecânico Emerson de Almeida Nascimento sobre manutenção preventiva e corretiva das máquinas do campo, corte dos greens e organização da oficina mecânica. Depois do ‘“coffee break”, os palestrantes Fábio e Emerson levaram todos os alunos para o campo para a demonstração prática das técnicas mostradas durante o curso.

No final da jornada de hoje, os palestrantes receberam placas de agradecimento, comemorativas do evento, e ainda todos os alunos recebram um diploma de participação.

Ao total, trinta e duas pessoas se increveram no curso, sendo 14 alunos da Escola de Golfe de Japeri (com mais de 14 anos de idade), 8 empregados da Associação Golfe Público de Japeri, 5 alunas do Curso de Jardinagem da Prefeitura de Paracambi e 5 moradores de Japeri e caddies do Gavea. Cada aluno inscrito ganhou uma apostila com toda a matéria do curso e um boné de brinde da Itograss. A AGPJ também vai distribuir mensalmente uma doação de 200 quilos do complemento alimentício MultiVida Plus para seus empregados, colaboradores da comunidade local, alunos da escola e seus familiares.

A Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e a Associação Golfe Público de Japeri agradecem a colaboração e ainda todo o esforço, carinho e dedicação dos palestrantes Fábio e Emerson na realização deste curso.

28/06/2007

Curso em Japeri


Entre os dias 12 e 13 de julho será realizado no campo público de Japeri o Curso Básico de Manutenção de Campo de Golfe.

O curso, que terá uma carga horária de oito horas, vai ensinar os jovens de Japeri (com idade acima de 16 anos) informações técnicas e práticas de manutenção de campo de golfe.

O curso será ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Fábio do Nascimento Silva junto com Emerson de Almeida Nascimento, Técnico Eletromecânico, ambos funcionários do Gavea Golf & Country Club. Formado desde 1985 em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, Fábio também possui em seu currículo cursos de especialização nos Estados Unidos e Pós-Graduação Latu Sensu pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Emerson é eletromecânico com alguns cursos e treinamentos pelas empresas distribuidoras de equipamentos americanos.

O objetivo do curso é preparar os jovens da região e, assim, criar uma possibilidade de emprego para eles em algum campo de golfe no futuro, o até mesmo no campo de Japeri.
Atualmente no Brasil, nenhuma escola oferece este curso com a possibilidade de fazer algum treinamento prático e específico em campo de golfe, como será oferecido pela Associação Golfe Público de Japeri.

“Funcionários de campo de golfe são indivíduos que têm que ter alguns parâmetros básicos para se comportar diante de um jogo de golfe e as sistemáticas da manutenção de um campo de golfe. E como no Brasil não temos nenhum curso específico disso, a nossa idéia é motivar a rapaziada de Japeri e dar a eles um embasamento mínimo com o aprimoramento e aprendizado dentro de um campo de golfe.
É uma ótima oportunidade para estes jovens, tendo em vista que, como são poucas as pessoas que conhecem esta atividade, o curso vai prepará-los para um campo de trabalho que é relativamente novo no Brasil, mas que está em crescimento. Esta iniciativa será um agente facilitador para a contratação deles em um novo ramo de trabalho.” – explicou o Engenheiro Agrônomo.

Aproximadamente 30 jovens poderão participar do curso, com prioridade para os moradores de Japeri. Caso haja algum interesse de inscrições, entre em contato com a FGERJ pelo telefone 21 2495-4915.