03/12/2014

Curso de Regras R&A – Nível 1 no Rio de Janeiro


Ministrado por árbitros capacitados pela R&A e CBG em programas de formação com recursos do Comitê Olímpico Brasileiro por meio da Lei Agnelo Piva, esse curso introdutório é perfeito para todos os interessados em jogar melhor a partir de um entendimento mais fundamentado das principais situações em campo e de seus respectivos procedimentos à luz das regras.
"Tivemos lotação máxima, com 24 participantes, incluindo jogadores do Gavea, Itanhangá, Petrópolis, Teresópolis, Japeri e Buzios, além de participantes da AESJ e da organização Rio 2016.  Assim como na edição passada, ocorrida no Alphaville Graciosa Clube, o curso foi muito bem recebido. Tivemos um excelente aproveitamento, pois 80% dos participantes conseguiram obter a qualificação do curso, sendo que dois participantes de Búzios conseguiram obter as maiores notas, com 90% de aprovação para Thereza Brandão Teixeira e 94% para Dietrich Liebert", disse Carlos Gasparian, que ministrou o curso com o diretor de regras da FPCG, François Cazabon, ambos árbitros internacionais.
Participar de um Curso de Regras – Nível 1, o qual não é o de formação de árbitros, traz uma série de benefícios e vantagens para o jogador amador ou profissional. O curso inclui demonstrações práticas; os alunos têm a oportunidade de fazer perguntas para instrutores experientes; também há uma série de vídeos com exemplos das Regras com professores do R&A e jogadores profissionais, além do fato de os alunos poderem compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.
Este curso também é necessário para os Voluntários das Olimpíadas Rio 2016 na categoria SSV- Sport Specific Volunteers, que permite trabalhar dentro do cordão de isolamento como marcadores, visualizadores, marshalls, controladores de cruzamento de público, entre outras funções.
O exame do R & A – Nível 1 foi baseado na "Seção Etiqueta" e "Guia Rápido" contido no livro de Regras de Golfe 2012-2015. A nota de aprovação para o exame do Nível 1 é de 70% de acertos.