FGERJ - Federação

Cristian Barcelos é bicampeão do Aberto de Teresópolis


Cristian Barcelos superou Daniel Kenji Ishii no primeiro buraco do desempate para vencer pela segunda vez o 54° Campeonato Aberto de Teresópolis, disputado nos dias 21 e 22 no Teresópolis Golf Club, na Região Serrana (RJ). A etapa teve ainda Meidy Gama como campeã de ponta a ponta, enquanto em paralelo era jogada a 2ª etapa do Rio Pro Tur, onde o profissional Felipe Navarro estabeleceu um novo recorde oficial do campo ao somar 63 tacadas na final, oito abaixo do par.
CONFIRA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS.
Cristian, de Japeri, jogou 71 na estreia e 81 no domingo para somar 152 tacadas e empatar em primeiro com Kenji, do Itanhangá, que teve parciais de 76 e 76. No desempate o título ficou para Cristian que fez birdie no primeiro buraco de desempate, disputado no buraco 1, enquanto Kenji terminou com o par. Breno Domingos, também de Japeri, ficou em terceiro, com 158 (77/81), seguido de Jorge Luiz da Silva, o presidente do Teresópolis, com 161 (79/82), e de Cláudio Vasconcellos, do Gavea, com 167 (86/81).
No feminino, Meidy Gama, do Gavea, venceu entre as scratchs com 159 (80/79) tacadas, seguida de Luiza Conceição, do Teresópolis, com 174 (83/91), e de Vitória Monteiro, do Japeri, com 178 (95/83).
Rio Pro Tur – Felipe Navarro determinou o novo recorde oficial do campo para 18 buracos com um eagle, seis birdies, dez pares e um bogey. A rodada de abertura dos profissionais havia sido interrompida no sábado por falta de luz natural. No domingo bem cedo, Navarro e Philippe Gasnier terminaram a primeira volta empatados em primeiro, com 70 tacadas, uma abaixo do par, mas nos últimos 18 buracos do torneio Navarro não deu chances e jogou 8 abaixo para totalizar 9 abaixo do par (133 tacadas) em 36 buracos e conquistar o título. Gasnier ficou em segundo, com 143 (70/73), seguido por Carlos Eduardo Ferreira, com 152 (77/75).
Categorias – Na classificação entre os jogadores com índex até 8,5, venceu Jorge Luiz, seguido de Breno e por Daniel Imamura, do Petrópolis. Na 8,6 a 14, ganhou Marco Antônio Kuster, do Teresópolis, seguido por Arlindo Borges Correia, da FGERJ, e Valdomiro Silva, do Japeri. 
As demais categoria foram jogadas no sistema stableford, de soma de pontos. Na 14,1 a 22,1 o pódio teve Filippo Renner, da FGERJ, em primeiro; Matheus Ventura, do Japeri, em segundo; e Romulo Tassara, do Teresópolis, em terceiro. Na 22,2 a 29,3 só deu Teresópolis, com a vitória do juvenil Tomaz Noronha, seguido de Celso Pereira e Brian Simpson.
Na categoria feminina com índex até 16, Luiza Conceição, do Teresópolis faturou o título. Maria Thereza de Carvalho, do Gavea, ficou em segundo, com Vitória Monteiro em terceiro. Na 16,1 a 28,2, vitória de Regina Flamini, do Búzios. Genete Stephen, do Teresópolis, terminou na segunda colocação, seguida por Gladys Calad, da FGERJ, na terceira posição.
A 54ª edição do Campeonato Aberto de Teresópolis contou com o apoio de diversas empresas, entre elas o Azeite 1492. Já a 2ª etapa do Rio Pro Tur teve como patrocinadores os golfistas amadores Rodrigo Lombardi, Humberto Martins e Cláudio Cardoso. A Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro foi o apoiador técnico da edição.