29/03/2013

Cristian Barcelos confirmado no Brasil Classic


O jovem carioca Cristian Barcelos, de 18 anos, é o 10º brasileiro confirmado para disputar o Brasil Classic apresentado pelo HSBC, que acontece de 4 a 7 de abril no São Paulo Golf Club, na capital paulista. Essa será a primeira etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, disputado no Brasil. Serão distribuídos US$ 675 mil em prêmios – a maior premiação em mais de dez anos do golfe profissional masculino brasileiro.
Cristian é o primeiro negro a se tornar campeão brasileiro juvenil de golfe, feito que conquistou no ano passado. Ele vive em Japeri, um dos municípios mais pobres da Baixada Fluminense, e aprendeu golfe no Projeto Japeri, um projeto social que ensina o esporte a crianças carentes da região, num campo público construído na cidade com apoio da iniciativa privada e entidades de golfe.
Cristian terá a companhia de outro amador no torneio, o paulista Rafael Becker, 22 anos, primeiro brasileiro a figurar entre os 100 primeiros do ranking amador mundial. Os dois e o jovem profissional paranaense Daniel Stapff, que atualmente disputa o PGA Tour Latinoamérica, se encontrarão nesta terça-feira, no São Paulo Golf Club, com o sul-africano Gary Player, um dos maiores golfistas de todos os tempos. 
Player passará às jovens promessas do golfe brasileiro um pouco da sua experiência – ele já venceu nove torneios de Grand Slam e 165 campeonatos em toda a carreira, e foi o terceiro golfista da história, junto com Ben Hogan, Gene Sarazen, Jack Nicklaus e Tiger Woods, a vencer os quatro torneios do Grand Slam.
Além dos três jovens talentos, outros sete brasileiros (Alexandre Rocha, que disputa o PGA Tour, Erik Andersson, Fernando Mechereffe, Lucas Lee, Philippe Gasnier, Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco) disputarão o torneio, que contará no total com 144 jogadores de mais de dez países.
O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.