01/04/2005

Coluna Swing de Guillermo Piernes, sexta feira 1 de abril


Chegou à hora. Um dos mais tradicionais torneios do golfe mundial

The Masters reúne os melhores jogadores do mundo no campo americano de Augusta, Geórgia, e milhões para acompanhar pela televisão nos diferentes continentes.

Clifford Roberts foi o criador do torneio junto a Bobby Jones, em 1934. O astro Jones achou o nome The Masters excessivamente presunçoso, mas a partir de 1939 o torneio reunindo os melhores, ficou gravado para sempre com esse nome. Ninguém acha presunçoso porque os grandes mestres do golfe estão mesmo em campo. Hoje, destacam-se Tiger Woods, Vijay Singh, Phil Mickelson, os líderes do ranking mundial. Os principais astros mundiais estão inscritos. O argentino Angel Cabrera e o único latino-americano entre a centena de astros que lutam pelos milhões em prêmios, a fama e a honra de vestir o casaco verde de vencedor de torneio.
Tiger Woods foi o mais jovem vencedor do torneio, quando levantou a taça pela primeira vez aos 21 anos. Jack Nicklaus foi o mais velho, quando ganhou aos 46 anos. Nos últimos 10 anos, os vencedores foram Bem Crenshaw, Nick Faldo, Mark O´Meara, Jose Maria Olazabal, Vijay Sing, Mike Weir e Tiger Woods em três ocasiões.
The Masters distribuirá este ano U$3.2 milhões. Durante os últimos sete anos, o Masters contribuiu com U$22.2 milhões em obras beneficentes.

Nesse campo, uma das maiores iniciativas beneficentes do golfe brasileiro volta a ser realizada neste ano. O Instituto Ronald McDonald, sociedade sem fins lucrativos de combate ao câncer, anunciou a segunda edição do torneio beneficente em parceria com a patrocinadora Martin Brower AL, empresa líder de distribuição e logística para a indústria alimentícia. O torneio tem como meta captar o máximo de recursos em benefício das crianças e adolescentes com câncer. Na edição de 2004, em São Paulo, foram doados mais de R$400 mil.
Neste ano o Instituto Ronald McDonald Invitational Golf Cup será realizado em 29 de junho, no Clube de Campo de São Paulo, informou Werner Bretthauer, da empresa de marketing esportivo Golf 4 All.
O objetivo para este ano é atingir um novo recorde de arrecadação, segundo Tupanangyr Gomes, da Martin Brower Al, idealizador do evento e patrocinador master do torneio.

Se no campo unir potência e habilidade funciona, também aliar o esporte e solidariedade sempre dá certo.

Confira mais detalhes na coluna Swing, de Guillermo Piernes na Gazeta Mercantil.