FGERJ - Federação

Coluna Swing de Guillermo Piernes, nesta terça, 12 de julho

A Tradição do Old Course

O mais tradicional torneio do mundo volta ao berço escocês do golfe mundial o St Andrews Old Course. A 134° edição do British Open, programado da próxima quinta-feira a domingo, tem como participantes os maiores e milionários astros do Planeta. É sempre um reencontro com a história.

Na história, Bobby Jones foi o maior nome de todos. Tanto que foi necessário que os organizadores dos torneios colocassem guarda-costas por perto do campeão para protegê-lo dos admiradores. Foi o único a conquistar em 1930 o Grand Slam do Golfe. Na época era composto dos campeonatos abertos amadores e profissionais da Inglaterra e Estados Unidos. Hoje o Grand Slam é composto do US Open, PGA Championship, The Masters e British Open.

Jones nasceu de uma família abastada do estado americano da Geórgia com sérios problemas de saúde. Nasceu também com um talento enorme e pouca paciência. Buscou e chegou perto da perfeição num jogo onde 92% das tacadas tem algum tipo de erro. Muitas vezes jogou seu taco fora após desperdiçar uma tacada, sendo implacavelmente criticado por isso. “Tinha a cara de um anjo e o caráter de um lobo faminto”, descreveu Grantland Rice, colunista de golfe do Saturday Evening Post, em 1940. Fora do campo era lembrado como uma das pessoas mais gentis.“Para mim, competir no golfe era derrotar alguém. Não sabia que era a mim mesmo”, contou décadas depois da sua inesperada retirada no auge da carreira, com apenas 28 anos.

Jones era formado em engenharia na Geórgia Tech e em advocacia em Harvard. Morreu em 1971 aos 69 anos. Depois de Bobby Jones, somente Jack Nicklaus e Tiger Woods chegaram tão alto. Nicklaus, ídolo nos 60 e 70, despediu-se das competições de veteranos neste ano. Tiger Woods é o rei indiscutível do golfe mundial da atualidade. Woods tem hoje a mesma idade que tinha Jones quando este abandonou as competições e ele buscará mais uma vez deslumbrar seus admiradores no Old Course do St Andrews, competindo com os melhores do mundo, ignorando as comparações históricas e buscando manter em campo a magia de um grande talento.

Vídeo: A Sony lançou no Brasil em DVD o filme “Bobby Jones: A Lenda do Golfe”, dirigido por Rowdy Herrington (Zona de Impacto) e estrelado por Jim Caviezel (Paixão de Cristo) e Claire Forlani (O Retorno do Talentoso Ripley).

Confira mais detalhes na Gazeta Mercantil, coluna Swing de Guillermo Piernes