11/08/2009

Cerimônia abre IV Sul-Americano de Match-Play


O IV Campeonato Sul-Americano de Match Play foi aberto oficialmente na tarde desta terça-feira com uma cerimônia solene no putting green do São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Após o desfile das delegações dos dez países participantes, a bandeira brasileira foi hasteada ao som do Hino Nacional e, em seguida, foi feito o sorteio das chaves de jogo para a primeira fase do torneio.

Participaram da cerimônia Rafael Enrique Otero, secretário-executivo da Federação Sul-Americana de Golfe, Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Manoel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, Carlos Camargo, prefeito de Cotia, Richard Conolly, presidente do São Fernando Golf Club, e Fernando Pinto de Moura, representante do Banco Alfa, patrocinador do torneio. “Estamos muito honrados em sediar um torneio tão importante”, disse Orra.

As partidas terão início nesta quarta-feira dia 13. Os cavalheiros foram divididos em quatro chaves de nove jogadores cada. Depois de todos jogarem contra todos, os dois melhores de cada grupo jogam as quartas-de-final na sexta-feira. No sábado pela manhã ocorre a disputa das semifinais e, à tarde, da final. Já as damas foram divididas em duas chaves de nove jogadoras. As duas melhores de cada uma delas passam para as semifinais, que serão disputadas na sexta. A final feminina também será no sábado dia 15.

É a primeira vez que o Brasil sedia o torneio, que define os campeões sul-americanos de golfe. A competição nasceu de uma sugestão da CBG, que viu a necessidade de haver um torneio que definisse os campeões individuais do continente, já que a Copa Los Andes, torneio mais tradicional da América do Sul, é um torneio por equipes. Como os países-sede seguem um rodízio, o Brasil só voltará a sediar o torneio em 2019.

Representarão o Brasil no IV Campeonato Sul-Americano de Match Play os seguintes jogadores: Daniel Stapff (PR), atual campeão brasileiro, Pedro Costa Lima (SP), campeão brasileiro de 2007, Felipe Navarro (RJ), primeiro do ranking nacional, Roberto Gomez (SP), tetracampeão brasileiro, Guilherme Oda (SP), segundo colocado do ranking, Nathalie Silva (SP), segunda colocada do ranking feminino, e Isadora Stapff (PR), vice-campeã brasileira. Eles buscarão um título inédito para o país, que ainda não teve nenhum jogador ou jogadora como campeão sul-americano.

Melhor juvenil – Um dos destaques da competição é a presença da argentina Victoria Tanco, de 15 anos, uma das melhores juvenis do mundo. Em 2008 e 2009, se classificou para disputar o US Women´s Open – não passou o corte, mas mostrou que tem jogo para figurar em breve entre as melhores do mundo. No ano passado, ela ganhou o prêmio de Jogadora do Ano da Associação Americana de Golfe Juvenil (AJGA, na sigla em inglês) – mesma distinção que Tiger Woods, por exemplo, alcançou quando também tinha sua idade. Victoria venceu torneios como o 2008 Rolex Girls Championship e o 2008 AJGA Ping Invitational. No final do ano passado, foi campeã do Orange Bowl, um dos principais torneios de golfe juvenil do mundo. Detalhe: ela venceu, aos 14 anos, a principal categoria, que reúne jogadoras de todo o mundo de até 18 anos.

Histórico – Em 2008, o Sul-Americano de Match Play foi realizado em setembro no Club de Polo y Equitación San Cristobal, no Chile. Os atuais campeões sul-americanos são o chileno Cristian Espinoza e a colombiana Maria Yacaman.

O campo – O São Fernando Golf Club é um dos melhores e mais tradicionais campos de golfe do Brasil. Ele ocupa o primeiro lugar da lista dos melhores campos do País elaborada pela edição americana da revista Golf Digest. Já sediou diversas edições do Aberto do Brasil e Amador do Brasil, os dois principais torneios do País, entre inúmeros outros torneios de ponta.

Patrocínio – O torneio tem o patrocínio do Banco Alfa e será organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e Only Golf, com apoio da Federação Paulista de Golfe, do São Fernando Golf Club, da Titleist e da Prefeitura Municipal de Cotia. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes.

PROGRAMAÇÃO

11/07 – terça-feira
 16h – Cerimônia de inauguração do campeonato e coquetel de boas-vindas

12/07 – quarta-feira
 Primeiro dia de jogo

13/07 – quinta-feira
 Segundo dia de jogo

14/07 – sexta-feira
 Quartas de final dos cavalheiros e semifinais das damas

15/07 – sábado
 Semifinais e finais dos cavalheiros e finais das damas
 17h – Cerimônia de Encerramento