FGERJ - Federação

Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe

A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) divulgou hoje a lista dos atletas que disputarão o Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe. O torneio acontecerá entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro no Country Club Cochabamba, localizado em Cochabamba, na Bolívia.

O grupo masculino que representará o Brasil em campo será composto por William Clarke (RS), Leonardo Kitahara (RJ) e Henrique Pombo (PR). Entre as garotas, as golfistas convocadas foram Vitória Teixeira (RJ), Petra Bogoslavsky (PR) e Julia Shin (SP). Maria Aparecida Palmberg será a delegada da equipe.

O coach que acompanhará o time brasileiro será o profissional Tiago Silva, head pro do Japeri Golf Links, localizado no município de Japeri, na Baixada Fluminense. O profissional se reunirá com a equipe para treino antes do evento, em data a ser marcada.

Para compor as equipes, a CBG escolheu o primeiro colocado nos rankings nacionais pré-juvenis masculino e feminino e realizou duas escolhas técnicas para cada categoria. Também foram analisados os perfis de comportamento, espírito de equipe e companheirismo de cada atleta.

Em 2008, a equipe masculina brasileira foi vice-campeã do Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, que foi disputado no Los Inkas Golf Club, em Lima, no Peru. Na época, a equipe capitaneada por Vicky Whyte era formada por Leonardo Kitahara, Gustavo Chuang e Uri Bogoslavsky. O time, que começou o torneio na quinta posição, foi melhorando seu desempenho dia a dia e fechou a disputa com um total de 592 tacadas, contra 583 tacadas dos campeões argentinos.

Na competição individual, o gaúcho Gustavo Chuang foi o melhor brasileiro em campo, terminando na 8ª posição, com 300 tacadas. O campeão individual foi o paraguaio James Yoon, com 287.

O time feminino, formado por Ana Paula Costa, Petra Bogoslavsky e Vitória Teixeira, com Cida Palmberg como capitã, terminou em 5º lugar, com 653 tacadas. As campeãs foram as colombianas, com 612 tacadas, seguidas pelas argentinas, com 625.

Os resultados foram melhores do que em 2007, quando os times brasileiros, tanto o masculino quanto o feminino, terminaram em sétimo lugar no torneio, que foi disputado no Equador. Os vencedores de 2007 foram os argentinos.

Fonte: CBG