05/04/2013

Brasileiros são destaque na abertura do Brasil Classic


O Brasil Classic apresentado pelo HSBC, primeira etapa do Web.com Tour disputada no Brasil, começou nesta quinta-feira (4) com muito equilíbrio. Três atletas dividem a liderança da maior competição de golfe do Brasil, que distribui US$ 675 mil em prêmios (US$ 121,5 mil para o campeão), além de pontos para o ranking do circuito de acesso ao PGA Tour e para o ranking mundial. O torneio reúne 144 golfistas de 16 países.
O destaque do dia foi a performance dos golfistas brasileiros – oito dos 11 em campo estão dentro da linha de classificação para as finais do torneio, no São Paulo Golf Club, na Zona Sul da capital paulista, e quatro deles estão entre os dez primeiros colocados.
O sueco Richard Johnson, o neozelandês Danny Lee e o norte-americano Tom Hoge somaram 65 tacadas (- 6, ou seis abaixo do par do campo, que é 71) para liderar a competição. "Já joguei um torneio no São Paulo Golf em 2001 e terminei em segundo lugar. Não me lembrava muito do campo, mas me senti muito confortável em jogar aqui", disse Johnson. "Acertei muitas tacadas e estava muito tranquilo, por isso consegui uma boa largada", analisou Lee.
Empatados em 4º lugar, com a diferença de apenas uma tacada dos líderes, há cinco golfistas, entre eles o gaúcho Rafael Barcellos, que representa o próprio São Paulo Golf Club há cinco anos e foi o melhor brasileiro da rodada. "Conhecer bem o campo foi um bom diferencial, pois eu tinha confiança nas tacadas mais arriscadas", explicou o atleta. "Cometi erros no buraco 3, mas me recuperei bem ao embocar de fora do green no buraco 5", contou o gaúcho, que também é diretor de profissionais da Confederação Brasileira de Golfe. Os outros atletas com 66 tacacas (-5) são o paraguaio Carlos Franco e os americanos Kelly Kraft, Lee Bedford e Zack Miller.
Outros três brasileiros também estão muito próximos dos líderes, com 67 tacadas (-4): o paulista Alexandre Rocha, que disputa o PGA Tour, e os os cariocas Philippe Gasnier, que compete no PGA Tour Latinoamérica, e Erik Andersson, também representante do São Paulo Golf Club. Eles estão empatados na 9ª colocação com outros 12 competidores. "Comecei o torneio bastante ansioso e nervoso, como não ficava há bastante tempo, mas retomei a calma e o jogo fluiu bem", contou Rocha, logo após sua primeira rodada em oito anos em São Paulo, sua cidade natal.
Nesta sexta-feira (5), será disputada a segunda rodada, que define os 60 primeiros colocados e empatados que se classificam para as finais, no sábado e domingo. Os outros quatro brasileiros que estão dentro da linha de corte são Fernando Mechereffe (68 tacadas, empatado em 24º), Odair Lima e Daniel Stapff (ambos com 70, empatados em 39º), e o amador Rafael Becker (70, empatado em 60º).
O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Resultados em tempo real – Os resultados completos podem ser acompanhados em tempo real pelo site do Web.com Tour, mais especificamente no link http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/leaderboard.html