A Copa Los Andes, uma das principais competições de golfe do continente, tem início amanhã, dia 23, com a Cerimônia de Inauguração com coquetel de boas vindas às delegações participantes e convidados especiais oferecido pelo presidente da Federação Boliviana de Golfe.
O torneio será realizado no Las Palmas Country Club, na Bolívia, campo que foi inaugurado em 1961, tem par 71 e 6258 jardas de extensão para os homens e 5916 jardas para as damas. O primeiro dia de competição começa na quarta feira, dia 24, e vai até sabado, dia 27 quando ocorre o último dia de jogo seguido da premiação e coquetel de despedida.
A equipe masculina brasileira será composta pelo gaúcho Octávio Villar (foto), o primeiro do ranking nacional, Rogério Bernardo (SP), segundo do ranking, Everton Silva (SP), terceiro do ranking, Pedro Costa Lima (SP), vencedor do Amador Brasileiro, e o veterano Roberto Gomez (SP), quarto colocado do ranking nacional. O capitão da equipe masculina é Ricardo Conrado. Já o time feminino será composto por Patrícia Carvalho do Paraná, segunda do ranking e vencedora do Amador Brasileiro, Cecília Kleinert (SP), a terceira do ranking, Bruna Spengler (RS), Maria Lúcia Guilger (SP) e Carla Ziliotto (SP). A capitã da equipe feminina é a presidente da FGERJ, Vicky White. O delegado das equipes brasileiras na Copa é Wagner Rocumback.
Além do Brasil, mais nove países participam da competição que foi jogada pela primeira vez em 1944 em Santiago do Chile, com a participação apenas do país anfitrião e da equipe argentina. Desde 1975, a Copa Los Andes passou a contar com a participação de dez países da América do Sul. Cada uma das nações sedia o campeonato a cada dez anos. Atualmente, apenas nove países participam a cada ano do evento para que ele possa ser realizado em quatro dias.
A última vez que o Brasil sediou a competição foi em 2002, quando a delegação brasileira venceu nas duas categorias no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Foi também a última vitória brasileira. No total, o time masculino brasileiro já campeão por sete vezes; o feminino, por dez vezes.