23/11/2016

Brasil participa da Copa Los Andes a partir desta quarta


Começa nesta quarta-feira, no Lima Golf Club, no Peru, a mais disputada competição do golfe amador sul-americano. Em sua 71ª edição, a Copa Los Andes – Campeonato Sul-Americano de Golfe é um dos pontos altos da modalidade no continente. Durante quatro dias, o Brasil enfrentará, em confrontos diretos, os melhores golfistas da América do Sul.
A equipe masculina composta por Herik Machado (RS), Daniel Kenji Ishii (RJ), Gustavo Chuang (RS), Pedro Nagayama (SP) e Ivo Leão (PR), capitaneada por Octavio Villar, terá fortes adversários, como o chileno Joaquín Niemann, bicampeão sul-americano juvenil e 5º colocado no ranking mundial, o WAGR, na sigla em inglês – a melhor posição já alcançada por um sul-americano na lista, criada há seis anos.
Outro adversário de peso, bastante conhecido dos brasileiros, é o uruguaio Juan Alvarez, 24º amador do mundo, que este ano já conquistou o Sul-Americano Amador, no mesmo Lima Golf Club onde acontece a Copa Los Andes, e foi o campeão do Amador do Brasil. A Argentina, com jogadores como Alejandro Tosti e Andres Schonbaum, também é bastante forte.
O time masculino brasileiro chega com bastante moral: há duas semanas, Herik Machado foi o campeão do Campeonato Argentino de Aficionados, um título que desde 1944 não era conquistado por um brasileiro. Ishii, Chuang, Nagayama e Leão têm se mostrado jogadores de alto nível, com diversos títulos na carreira.
No feminino, o Brasil contará com Luiza Altmann (SP), Vitória Teixeira (RJ), Lauren Nunes Grinberg (SP), Ana Beatriz Cordeiro (PR) e Sophia Campos (PR). O capitão é Sandro Gonçalves. É um time jovem, que lutará por uma boa posição.
Ainda compõem a delegação o coach Nico Barcellos, diretor técnico da entidade, e o preparador físico Paulo Mazzeu.
Na edição passada, disputada no Equador, o time masculino empatou em terceiro lugar com a Argentina, e o feminino ficou em 8º lugar.
Os atletas das equipes brasileiras contam com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da Lei Agnelo Piva, dentro do Programa de Alto rendimento da CBG.
Formato da disputa – A modalidade em que a Copa Los Andes é jogada é única no mundo. Trata-se de uma disputa em equipes na modalidade match play, na qual cada equipe enfrenta dois adversários diariamente, com dois jogos de duplas no período da manhã (tacadas alternadas) e quatro individuais à tarde. Cada vitória conta dois pontos pequenos, e cada empate, um ponto. A equipe que tiver o maior número de pontos pequenos no confronto com outra nação ganha dois pontos grandes, e apenas um ponto, no caso de empate.
Depois de quatro dias, cada delegação terá enfrentado oito adversários. Vence quem fizer maior número de pontos grandes.
ACOMPANHE OS RESULTADOS