A quinta-feira 25, segundo dia do Brasil Golf Show 2008 e primeiro dia do FÓRUM, foi repleto de novidades. Quem passou pelo espaço da EXPO pode conhecer uma série de inovações sobre a indústria do golfe. Acessórios como tacos, bolinhas, bonés, camisas e outros produtos como carros de golfe de marcas internacionais já consagradas no esporte, dividiram a atenção entre os golfistas, investidores e empresários.
Na sala de palestras, o movimento foi ainda mais intenso. A partir das 8h da manhã até o final da tarde uma série de reuniões, debates e palestras de cunho importante para o crescimento da indústria do golfe marcou o ensolarado dia na Costa do Sauípe, Bahia. A tacada inicial dessa programação foi dada pela abertura oficial do 7ª Encontro Nacional de Superintendentes de Campos de Golfe. Logo em seguida, foi realizada a palestra “Tecnologia em fertilizantes para campos de golfe”, proferida por Rinaldo Linares, da Tecnutri. Na seqüência, foi ministrada a apresentação “Sistemas de irrigação para golfe: parâmetros, recursos e economia”, por Danny Braz (Regatec) e José Giacoia Neto (Rain Bird).
Após o coffee break, os advogados Luiz Arthur Caselli Guimarães e Roberto Ribeiro, do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, apresentaram a palestra “Tributação na importação de máquinas, veículos e equipamentos”. O assunto, que interessava a maioria dos espectadores que lotou a sala de palestras, gerou um produtivo debate. Distribuidores e importadores de marcas internacionais se mostraram indignados com os altos tributos embutidos nos preços dos produtos importados.
Para dar continuidade à programação, a engenheira agrônoma Dorothéa Pereira, diretora técnica da empresa Dorothéa Pereira Consultoria Ambiental e Paisagismo, apresentou a palestra “Rumo à Sustentabilidade Ambiental dos Campos de Golfe” em que mostrou aos participantes quais são as importantes técnicas ambientais adotadas nos principais campos de golfe de Portugal e Espanha. “Muitos desses cuidados com o meio ambiente adotados pelos administradores dos campos europeus são ações simples”, explicou Dorothéa. “Algumas dessas técnicas podem ser perfeitamente aplicadas nos campos de golfe do Brasil”, destacou.
À tarde, o roteiro de palestras foi retomado com a palestra “Golfe – Preparo físico, saúde e bem estar”, proferida por Eduardo Magalhães e patrocinada pelo Grupo ACME, seguida por Ernesto Siqueira Henriques, da Itograss, que falou sobre “Métodos de plantio mais utilizados em campos de golfe”.
O ponto mais emocionante do dia foi a apresentação da palestra JAPERI GOLF – O sonho é possível – Golfe Inserção social”, ministrada pelas golfistas Vicky Whyte e Maria Lúcia Barcellos, gestoras do projeto Japeri Golf Links. Trata-se de um campo de golfe público que foi construído no município de Japeri, uma das áreas mais pobres da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Lá, cerca de 12 funcionários atendem 85 crianças pobres da região que treinam golfe no campo de nove buracos. “O golfe é levado a sério por essas crianças”, enfatizou Vick Whyte, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. “A realidade social que essas crianças enfrentam é muito triste”, completou Maria Lúcia Barcellos. “Quem sabe o primeiro ídolo do golfe nacional não nascerá do Japeri Golf Links?”, indagou Fábio Mazza, sócio da GT Golfe, empresa organizadora do Brasil Golf Show.
O mesmo sentimento de emoção tomou conta de todos os presentes com a apresentação “Projeto Berimbau Golfe, meio ambiente e comunidade”, realizada por Alexandre Zubaran, presidente da Costa do Sauípe. Além da apresentação do que é o programa, que consiste em atender as famílias pobres da região no entorno do resort Costa do Sauípe, o executivo também apresentou um vídeo institucional da Costa do Sauípe, que explica a todos quais são as principais ações do Projeto Berimbau.
São patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento o escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Aymerich Golf Management, PGA National Resort & Spa, Revista Golf Life, Assist-Card, a Costa do Sauípe, o Iberostar Praia do Forte Golf Club, a TAM, a TAM Viagens, a Resorts Brasil e a Autodesk. Apóiam o evento a Itograss, o Grupo Acme, a Forth Jardim, a Regatec e a World Sports. A ESPN e a InvestNews são mídias parceiras. O Ministério do Turismo, a Bahiatursa, a ABIHSP, ABIHBA e a ABAV/BA dão o importante apoio institucional. O evento é organizado pela GT Golfe/Golf Travel.
Albatroz Comunicação