FGERJ - Federação

Brasil é campeão sul-americano após 9 anos no Rio de Janeiro

O time masculino brasileiro de golfe formado por Daniel Stapff (PR), Felipe Navarro (RJ), Guy de Orleans e Bragança (RJ), Pedro da Costa Lima (SP) e Rafael Becker (SP) conquistou neste sábado o título sul-americano de golfe ao vencer invicto a Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe, que aconteceu no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro.
A última vitória brasileira havia sido em 2002, quando o torneio também aconteceu no Gávea. Para chegar ao título, o Brasil venceu Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Venezuela e Equador e empatou com a Colômbia. O Brasil foi a única nação invicta no torneio masculino.
A comemoração do título começou quando a rodada ainda não havia terminado. Quando os brasileiros souberam que o Chile e a Venezuela haviam empatado, já não havia mais chances de serem alcançados na liderança, pois já haviam derrotado o Peru. Mesmo assim, ainda venceram os rivais argentinos. O capitão do time brasileiro foi Octavio Villar e o técnico foi o profissional Nico Barcellos.
Os vice-campeões foram os chilenos, que nos quatro dias de competição só perderam para o Brasil – por isso, mesmo que tivessem vencido da Venezuela e empatado com o Brasil na pontuação final teriam perdido no critério de desempate, que é o resultado do confronto direto.
As campeãs femininas foram as colombianas, que também terminaram invictas, com vitórias sobre Chile, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai e Equador e empate com as brasileiras e as peruanas, que foram as vice-campeãs do torneio. O Brasil, com time formado por Adriana Niclotti (RS), Clara Teixeira (RJ), Daniela Murray (SP), Mariana de Biase (RJ) e Nathalie Silva (SP), terminou na 4ª colocação. O capitão do time feminino foi Eudes de Bragança Filho e a técnica foi Maria Alice Gonzalez.
CONFIRA OS RESULTADOS FINAIS
Cavalheiros
1º – Brasil – 15 pontos
2º – Chile – 13 pontos
3º – Venezuela – 11 pontos
4º – Colômbia – 10 pontos
5º – Argentina – 9 pontos
6º -Peru – 6 pontos
7º – Equador – 4 pontos
8º – Uruguai – 2 pontos
9º – Bolívia – 2 pontos
Feminino
1º – Colômbia – 14 pontos
2º – Peru – 13 pontos
3º – Argentina – 12 pontos
4º – Brasil – 10 pontos
5º – Paraguai – 7 pontos
5º – Equador – 7 pontos
7º – Venezuela – 4 pontos
8º – Uruguai – 3 pontos
9º – Chile – 2 pontos
Patrocínios – A Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe teve o patrocínio máster do HSBC, sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers, HKL Interactive Media e contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Sobre a Confederação Brasileira de Golfe
Entidade maior do golfe nacional, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) nasceu em 1958 como Associação Brasileira de Golfe. Na época, a então ABG era responsável pela organização das equipes que representavam o país em competições no exterior, como o mundial por equipes. Em 1976, a ABG foi transformada na atual CBG com a criação da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, que se juntou às federações Paulista e Rio-Grandense de golfe. 
Atualmente, a CBG congrega oito federações de golfe que reúnem campos espalhados por 14 estados brasileiros. 
Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em mais de 80 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. Mais informações – www.hsbc.com.br