O paulista Rafael Becker e a carioca Mariana de Biase (foto) se sagraram neste domingo campeões brasileiros de golfe ao vencerem a Gillette Golf Cup – 80º Campeonato Amador de Golfe do Brasil no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, e representarão o país no Mundial de Golfe, em outubro.
Becker, que já era bicampeão brasileiro juvenil, comemorou seu primeiro título brasileiro adulto ao somar 283 tacadas. “Sempre sonhei com esse troféu”, diz o jovem, que atualmente joga golfe no circuito universitário americano. O segundo colocado foi o paranaense Daniel Stapff, campeão em 2009, que totalizou 285 tacadas nos quatro dias de torneio.
Entre as damas, a vencedora foi a carioca Mariana de Biase, que conquistou seu segundo título consecutivo. Sócia do próprio Itanhangá, ela somou 290 tacadas nos quatro dias de competição, contra 294 da paulista Nathalie Silva, que liderou o torneio nas duas primeiras rodadas. “Estou muito feliz, pois é o principal torneio amador do país”, diz Mariana.
O Brasil foi vice-campeão da Taça Mario Gonzalez, torneio internacional de duplas que reuniu oito países. A dupla formada por Daniel Stapff e por Felipe Navarro somou 591 tacadas. Os campeões foram os argentinos Ary Rodrigues e Leandro Marelli, que somaram 578 tacadas. O troféu foi entregue aos campeões pelo próprio Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos.
“Esse foi um grande torneio, com jogadores de altíssimo nível”, disse Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “A Gillette patrocina esportes há décadas e se sente muito honrada de incentivar também o golfe, que acaba de voltar para as Olimpíadas e que certamente vai crescer muito no país”, diz José Cirilo, diretor de marketing da Procter & Gamble.
Também estiveram presentes na cerimônia de premiação Paulo Pacheco, Marcio Melo e Vicky Whyte, vice-presidentes da CBG, Nelson do Vale, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Arthur Porto Pires Junior, presidente do Itanhangá, José Antonio do Nascimento Brito, presidente do Gávea Golf & Country Club, e Ney Huberto Neves, assessor da presidência da Embratur.
Os campeões brasileiros, além de estarem automaticamente selecionados para compor a equipe brasileira que jogará o Mundial de Golfe em outubro na Argentina, ganharam um convite para jogar o Pro-Am do Bay Hill Invitational 2011, torneio do campeão Arnold Palmer. A Arnold Palmer Design Company, representada por Richard Conolly, também presenteou Mario Gonzalez com uma bandeira do Bay Hill autografada por Palmer.
A Gillette Golf Cup – 80º Campeonato Amador de Golfe do Brasil – 3ª Taça Mario Gonzalez teve o patrocínio de Gillette, realização da Confederação Brasileira de Golfe e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Arnold Palmer Design Company, Transamérica Flat Hotéis e Only Golf. A ativação da marca durante o torneio foi realizada pela terceira vez consecutiva pela agência MIX Brand Experience.