As fortes chuvas podem ter reduzido o 54º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio Grande do Sul de 54 para 36 buracos, mas não diminuíram as fortes emoções desse que é um dos mais importantes torneios do país.
Os campeões das categorias scratch masculina e feminina – Gustavo Chuang e Geandra Zimmer, do RS e SC, respectivamente – só foram conhecidos após a disputa de um playoff no exigente campo do Belém Novo Golf Club, onde aconteceu o torneio. A competição foi válida para os rankings nacional e gaúcho.
O também gaúcho Octavio Villar saiu na frente da disputa masculina na primeira rodada, com 70 tacadas, contra 71 de Chuang. No domingo, dia da final, Chuang jogou 73 e Fanta marcou 74, levando ambos ao playoff. Chuang levou a melhor e se sagrou campeão. William Clarke terminou em terceiro, com 147, mesmo escore de Felipe Navarro (RJ). Logo atrás aparecem Guilherme Oda e Leonardo Conrado, ambos com 149.
Geandra Zimmer saiu na dianteira na primeira rodada, com 82 tacadas, seguida pela paranaense Petra Bogoslavsky e pela paulista Karina Palmberg, ambas com 86 tacadas. Na final, Karina jogou 76 – o melhor escore feminino do torneio, diga-se de passagem – e empatou com Geandra, ambas com 162. No desempate, a catarinense levou a melhor. O terceiro lugar ficou para a paulista Lucia Maria Guilger, com 166 tacadas.
Palco do evento – Fundado em 1994, o Belém Novo Golf Club é considerado um dos campo mais difíceis do Brasil, onde existem lagos na maior parte dos 18 buracos e o vento costuma ser impiedoso. Neste ano, o Belém Novo Golf Club foi eleito pela edição norte-americana da revista Golf Digest como um dos dez melhores campos de golfe do Brasil.
Fonte: CBG