22/08/2021

Andrey Xavier é tricampeão do Aberto do Estado do RJ


O gaúcho Andrey Xavier conquistou o tricampeonato do Aberto do Estado do Rio de Janeiro em edição realizada no Campo Olímpico de Golfe, entre os dias 20 e 22 de agosto, com validade para três rankings: mundial, nacional e estadual. No feminino, o título foi decidido no desempate e ficou com a juvenil paulista Marina Nonaka.

Clique aqui e acesse os resultados finais completos.

Andrey Xavier é oriundo de um projeto social do Clube Campestre de Livramento, no Rio Grande do Sul, que ensina golfe a crianças e jovens da comunidade local. Desde o início do ano, Andrey Xavier representa o Santa Maria, clube rio-grandense criado em 2014, que identificou nele um potencial incentivador para novos adeptos ao esporte. Em sua competição de estreia na temporada, Andrey venceu o 49° Aberto do Estado do Rio de Janeiro com um total de 213 tacadas, o par do campo, parciais de 76, 68 e 69 tacadas.

O vice-campeão da edição foi o paranaense Homero de Toledo, do Alphaville, com 226 tacadas e voltas de 75, 79 e 72. A seguir, com 230 tacadas e na 3ª colocação, ficou o carioca Bruno Sá, do Itanhangá, que jogou 76, 75 e 79 tacadas.

Dois participantes empataram no 4° lugar com 233 tacadas. O paulista Matheus Park, do Paradise, com parciais de 82, 78 e 73, e o fluminense Breno Domingos, que liderou ao final do primeiro dia e concluiu a competição com voltas de 72, 79 e 82 tacadas. Breno é mais um esportista de sucesso provindo de um projeto social, a Escola de Golfe de Japeri.

Entre as mulheres, o título precisou ser decidido no desempate e definição durou até o segundo buraco extra. A campeã Marina Nonaka, com 241 tacadas, terminou os 54 buracos empatada com a paulista Lauren Grinberg. Marina jogou 79, 83 e 79 tacadas, enquanto Lauren fez voltas de 83, 77 e 81 tacadas.

O 3° lugar ficou com a gaúcha Maria Luiza Soares, do Porto Alegre. Ela somou 243 tacadas, parciais de 80, 82 e 81. O torneio feminino teve oito participantes, o número mínimo para validar pontos no ranking mundial, mas não foi possível por conta do índice técnico limite exigido.

O 49° Aberto do Estado do Rio de Janeiro contou com o apoio da Cachaça Cabaré e do Grupo Petrópolis, através da distribuição de Cerveja Petra, Petra Água Mineral Natural e Sports Drink TNT. A hospedagem oficial ficou por conta do Vogue Square Fashion Hotel by Lenny Niemeyer.