22/04/2013

André Tourinho é vice-campeão da Copa Carlos Raffo


O carioca André Tourinho terminou dois dias abaixo do par do Lima Golf Club para faturar o título de vice-campeão do XXV Campeonato Internacional de Aficionados – Copa Carlos Raffo e Copa Manuel Prado, encerrado no último sábado, dia 20, no tradicional campo peruano.
Tourinho somou 284 tacadas, com parciais de 72, 71, 72 e 69, ficando apenas três de distância para o campeão Patricio Alzamora, da casa, que jogou 281 (71/69/69/72). O costarriquenho Alvaro Ortiz, com 285 (72/71/70/72), ficou na terceira colocação. O paranaense Luis Thiele, o outro brasileiro na competição, terminou no 30° lugar.
Tourinho foi selecionado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para representar o país, junto com Luis Thiele, no torneio internacional de duplas, denominado Copa Manuel Prado, jogado em paralelo ao torneio de simples. Eles terminaram na quinta colocação.
Campeonato Internacional de Aficionados – O tradicional torneio amador peruano, mais conhecido como Aberto do Lima Golf Club, é disputado no próprio Lima Golf Club e ocorre há 25 anos. O campo possui um par 72 tacadas, com 6.950 jardas.
O nome da disputa individual é uma homenagem a Carlos Raffo, que ganhou um torneio com seu nome em 1969. Raffo foi embaixador do Peru junto a vários países e atualmente atua dentro do governo local. Ele é pai de Maria Julia Fyfe, golfista que durante cerca de 10 anos foi sócia do Gavea Golf Club, no Rio de Janeiro.
Já a Copa Manuel Prado foi batizada com o nome do ex-presidente do Peru, Manuel Prado Ugarteche, em 1942. Até hoje, o torneio já contou com a participação de equipes de países como Inglaterra, Escócia, Holanda, França, Espanha, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, México, Guatemala, Porto Rico, Panamá, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.